Editorial

Autores

  • Ademilde Silveira Sartori UDESC

Resumo


Caros leitores,

O segundo volume da Revista UDESC Virtu@l está no ar. Sejam bem vindos às páginas virtuais da publicação on-line do Centro de Educação a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina. Nosso objetivo maior é trazer temas, discussões e idéias sobre o uso das novas tecnologias aplicadas e educação, sobre educação em geral e sobre a educação a distância em particular.

Abrimos esse número com o artigo dos autores Raúl Fernández Aedo, Arnaldo Faustino, Eurico Wongo Gungula e Antonio Felipe Panadino que nos mostram o papel fundamental de saber fazer um uso crítico das tecnologias da Informação - as TIC - no processo de ensino aprendizagem, com o artigo “Introdução das Tecnologias da Informação e o Conhecimento em Angola. O papel do professor e o estudante nessas mudanças”.

“Novas formas de produção de conhecimento: utilização de ferramentas da Web 2.0 como recurso pedagógico”, é um artigo assinado pela professora Ana Claudia Teixeira Machado . Que a Internet é uma das mais importantes ferramentas no processo de ensino aprendizagem não é novidade, mas o que este artigo nos apresenta são as novas possibilidades do uso da Internet explorando as ferramentas da Web 2.0 como blogs, wiki, podcast, social bookmarking e redes sociais.

“A educação na cibercultura: comunidades de aprendizagem para mobilização da inteligência coletiva” é escrito a cinco mãos e nos propõe uma reflexão sobre “autoria”, uma vez que no ciberespaço as idéias, conceitos, informações e conteúdos circulam e tornam-se cada vez mais difícil apontar de quem é a autoria de determinados posts.

O resultado e a análise de uma pesquisa qualitativa e de campo sobre os problemas referentes a questões pedagógicas na educação a distância nos são apresentados no artigo de Daniela Melaré Vieira de Barros e tem como título “Reflexões de base para a educação a distância: o virtual como novo espaço educativo”.

O artigo intitulado “O uso do cinema no ensino on-line da leitura e da produção textual” trata do uso de filmes como recurso didático em ambientes virtuais. O texto sugere alguns títulos para serem assistidos e que possam trazer reflexões acerca de diversos temas e suscite a produção de textos críticos sobre os mesmos.

Para fechar essa edição trazemos um artigo de Tatiana Camiotto Menestrina intitulado “Representações sociais dos professores engenheiros e as concepções de ciência, tecnologia e sociedade” que mostra a percepção de professores da área de engenharia sobre o fazer pedagógico.

Assim, neste número, o leitor ou leitora encontra um leque abrangente de temas e discussões, desde questões relativas ao processo ensino e aprendizagem até questões de políticas públicas que podem ser consideradas a partir de ponto de vista de outros países ou da nossa própria realidade, provocando sempre um pensar crítico da relação entre educação e tecnologias da informação e da comunicação.

A Revista UDESC Virtu@l publica seu segundo volume com essas propostas de temas e discussões para toda comunidade acadêmica. Desejamos que a leitura destes artigos lhes tragam boas idéias.

Boa leitura!


Ademilde Sartori
Editora Chefe

Publicado

2009-05-20

Edição

Seção

Editorial