Representações Sociais dos Professores Engenheiros e as Concepções de Ciência, Tecnologia e Sociedade

Tatiana Camiotto Menestrina

Resumo


Este artigo aponta para a analise das representações sociais de docentes engenheiros quanto a Ciência, Tecnologia e Sociedade-CTS e implicações destas percepções na formação profissional do Engenheiro. Primeiramente, objetiva evidenciar a metodologia de opção pelo assunto em estudo, alguns conjeturas teóricas e os motivos que explicam sua concretização. O tópico 'Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS): Alguns conceitos' apresenta uma sucinta análise acerca da ciência e da tecnologia revestidas das concepções de sociedade. O artigo desenvolve algumas percepções dos professores de engenharia, suas visões de mundo e como estas influenciam a ação pedagógica. A perspectiva de utilização da extensão como uma das maneiras de flexibilização curricular e de implementação de CTS nos cursos de engenharia é o objeto deste estudo e uma das alternativas para a formação do profissional engenheiro.

Palavras-chave: CTS, Ensino de Engenharia, Representações Sociais, Extensão.


Abstract:
This paper seeks to analyze the teachers of Engineering of UDESC-CCT social representations as Science, Technology and Society (STS) and implications of these conceptions
for the Engineers professional formation Initially, intends to demonstrate the choice process of some theoretical presuppositions and the reasons that justify the accomplishment. Science, Technology and Society (STS) develops an abbreviation analysis of what is the science and the
technology under the light of the society conceptions, since the historical sweeping was already accomplished in doctorate theories and books published about this subject. Its present some conception of the teachers engineers, their world visions. The extension as one of the ways of
implantation of STS in the engineering courses presents in what forms they can build pedagogic models and of STS, as well as the alternatives for the professional engineer's formation.


Key Words:
STS, Teaching of Engineering, Social Representations, Extension.


Resumen:
El artículo muestra el análisis de las representaciones sociales de docentes ingenieros
sobre la Ciencia, Tecnología y Sociedad - CTS e implicaciones de estas percepciones en la formación profesional del Ingeniero. A la primera, tiene el objetivo de evidenciar los métodos de opción por el asunto estudiado, algunas co njeturas teóricas y los motivos que explican su 1 Professora da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Programa de Pós- raduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC, nos níveis Mestrado e Doutorado, Centro de Ciências Físicas e Matemática
(CFM) e Centro de Ciências da Educação (CED e da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE . concretización. El tópico 'Ciencia, Tecnología y Sociedad (CTS): Algunos conceptos" presenta
un sencillo análisis sobre la ciencia y tecnología revestidos por las concepciones de la sociedad. El artículo desarrolla algunas percepciones de los maestros de ingeniería, su entendimiento del mundo y como estas influyen en la acción pedagógica. La perspectiva de uso de proyectos de
extensión como una de las formas de flexibilización de los currículos y de implementación de CTS en los cursos de ingeniería es el objetivo de este estudio y una de las alternativas para la formación del profesional ingeniero.


Palabras clave:
CTS; enseñanza de ingeniería; representaciones sociales; proyectos de extensión


Palavras-chave


CTS, Ensino de Engenharia, Representações Sociais, Extensão

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