Educação na Cibercultura: comunidades de aprendizagem para mobilização da inteligência coletiva

Maria Salete Prado Soares, Jaciara de Sá Carvalho, José Erigleidson da Silva, Maria Izabel Leão, Wanderlucy A. A. Corrêa Czeszak

Resumo


O ciberespaço e a cibercultura alteraram as formas de socialização, de transmissão e de aquisição de saberes. A conectividade permitida pelo ciberespaço trouxe o compartilhamento de idéias e a construção de conhecimento em rede.
A liberação do pólo da emissão, o princípio da conexão em rede e a reconfiguração de formatos midiáticos e práticas sociais favorecem a emergência da Inteligência Coletiva, cuja aplicação na educação podem ser percebida, por exemplo, em Comunidades Virtuais de Aprendizagem, as quais pressupõem um sujeito ativo e abandonam a pedagogia da transmissão, baseada na distribuição de informações, na transmissão de conteúdos e na memorização mecânica. A Inteligência Coletiva no ciberespaço, na verdade, potencializa uma situação já existente: conceitos e idéias circulam entre nós e é difícil apontar a quem pertencem. Haverá autoria exclusiva ou as idéias são reconfigurações daquilo já existentes e fruto de dialogismos?


Palavras-chave:
Inteligência coletiva, educação na cibercultura, comunidades virtuais de aprendizagem

Abstract:
Abstract: The cyberspace and the cyberculture changed the ways of socializing, delivering and acquiring knowledge. The connectivity granted by the cyberspace allowed the sharing of thoughts and the construction of knowledge at network.
The releasing of pole emission, the principle of net connectivity and the new configuration of media formats and social practices allow the establishment of Collective Intelligence, whose use on education could be noticed, for instance, in the virtual learning communities, which imply an active subject and renounce the transmission pedagogy set on sharing of information, transmission of contents and mechanic memorization.
The Collective Intelligence on ciberspace, as a matter of fact, potentize an existing circumstance: concepts and ideas surround us and it is hard to disclose to whom they belong. Does exclusive authorship exist or the thoughts are new shapes of previous ideas and result of dialogism?


Key-words:
Collective Intelligence; cyberculture’s education; virtual learning communitie.


Resumen:
El ciberespacio y la cibercultura han cambiado las formas de socialización, transmisión y adquisición de conocimientos. La conectividad ofrecida por el ciberespacio ha traído la posibilidad de compartir ideas y de construir conocimientos en red.
La liberación del polo de emisión, el comienzo de la conexión en red, la reconfiguración de formatos de los medios de comunicación y prácticas sociales, promueven la aparición de la Inteligencia Colectiva, cuya aplicación en la educación se puede percibir, por ejemplo, en Comunidades Virtuales de Aprendizaje, las que presuponen un sujeto activo y abandonan la pedagogía de la transmisión, basada en el reparto de informaciones, en la transmisión de contenidos y en la memorización mecánica.
La Inteligencia Colectiva en el ciberespacio, en verdad, mejora una situación que ya existe: conceptos e ideas circulan entre nosotros y es difícil señalar a quiénes pertenecen. ¿Habrá autoría exclusiva o las ideas son reconfiguraciones de lo existente y fruto del diálogo?


Palabras clave:
Inteligencia colectiva, educación en cibercultura, comunidades virtuales de aprendizaje.


Palavras-chave


Inteligência coletiva, educação na cibercultura, comunidades virtuais de aprendizagem

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