O uso do cinema no ensino on-line da literatura e da produção textual

Gabriel Henrique Collaço, Jucimara Roesler

Resumo


O uso do cinema em ambientes virtuais, como recurso didático, é uma estratégia que pode integrar o plano de técnicas criativas da disciplina Leitura e produção textual para a construção do texto em diferentes cursos de graduação a distância. O objetivo é mostrar como pode acontecer o trabalho com o uso do cinema para o aprimoramento dos mecanismos sensoriais nos acadêmicos participantes e mudanças na redação de textos e, ainda, apresentar estratégias aos professores que desejam trabalhar com o mencionado recurso audiovisual. O artigo sugere algumas películas que possam ser assistidas no ambiente virtual, mesmo estas não tendo temática própria para um determinado curso, mas sim visando estudos da disciplina. Assim, com o uso do cinema, os acadêmicos e professores percebem a construção da narrativa cinematográfica em determinado contexto, avaliam, criticam e identificam elementos que trazem reflexões sobre a vida em sociedade, as linguagens e as possíveis produções textuais, além das noções básicas de audiovisual em suas formações.

Palavras-chave: Mídia e Educação. Leitura e produção textual. Cinema em educação a
distância.

Abstract:
The use of cinema as a didactical resource in virtual environments is a strategy that can integrate the plan of creative writing techniques in the course of Reading and Text Production in various distance undergraduate programs. The objective is to show how the use of cinema can enhance students’ sensorial mechanisms and promote changes in the writing process as well as present strategies to teachers who wish to work with cinema. The article suggests some movies which can be viewed in the virtual environment even though their themes are not directly related to the undergraduate programs in question, but rather to the course of Reading and Text Production itself. Thus, the use of cinema will enable students and teachers to realize the construction of cinema narrative in a given context, and also to evaluate, review and identify elements which cause us to reflect on life in society, languages and the possible text productions, in addition to basic notions of audiovisual resources in their curricula.


Keyboards:
Media and Education. Reading and text production. Cinema in distance education.


Resumen:

El uso de películas en entornos virtuales, como recurso didáctico, es una estrategia que puede integrar el plan de técnicas creativas en la cadera de Lectura y Producción Textual para la construcción del texto en varios cursos de graduación a distancia. El objetivo es mostrar de qué forma puede ocurrir la labor con la utilización de películas para la mejoría de los mecanismos sensoriales en los académicos participantes y los cambios en la redacción de los textos, y también proporcionar estrategias a los profesores que quieren trabajar con el mencionado recurso audiovisual.
El artículo sugiere que algunas películas que puedan ser asistidas en el entorno virtual, aunque no tengan temática apropiada para una determinada carrera, sino con el objetivo de los estudios de la disciplina. Así, con la utilización de la película, los estudiantes y los profesores perciben la construcción de la narrativa cinematográfica en un determinado
contexto, evalúan, critican e identifican los elementos críticos que aportan reflexiones sobre la vida en sociedad, los lenguajes y la posible producción textual, además de los conceptos básicos de audiovisual en su formación.


Clave de palabras:
Midia y Educación. Lectura y producción textual. Película en
educación a distancia.


Palavras-chave


Mídia e Educação. Leitura e produção textual. Cinema em educação a distância.

Texto completo:

PDF