UMA SAÍDA EDUCOMUNICATIVA PARA A GERAÇÃO TECNOLÓGICA

Mayra Ferreira

Resumo


Resumo: A proposta deste artigo é articular a relação das crianças com a mídia no cenário das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação. Com o acesso à Internet e às mídias digitais, a infância constitui uma nova geração que deve ser reconhecida como usuária cidadã crítica e participativa de mídia. Dessa forma, a educomunicação, ao propor o dialogismo e a pedagogia dos meios, torna-se uma alternativa para fornecer elementos que contribuam no processo de ensino-aprendizagem com a utilização de aparatos tecnológicos, seja no ambiente escolar ou fora dele. Ao mesmo tempo, as práticas educomunicativas nessa Era Tecnológica também podem atuar na formação crítica dessa nova geração, possibilitando que as crianças desenvolvam novos formatos para a produção e difusão de informações.

Resumen: Este artículo intenta discutir la relación entre los niños y los medias en el contexto de las Nuevas Tecnologías de la Información y Comunicación. Con el acceso a Internet y a los medias digitales, la infancia forma una nueva generación, que debe ser reconocida como usuaria ciudadana crítica y participativa de los medias. De esa manera, la educomunicación, al proponer el dialogismo y la pedagogía de los medios, aparece como una alternativa para contribuir en el proceso de enseñaza y aprendizaje con la utilización de suportes tecnológicos, tanto en el ambiente escolar como fuera de él. Al mismo tiempo, las prácticas educomunicativas en el contexto tecnológico también pueden actuar en la formación crítica de esa nueva generación, posibilitando que los niños desarrollen nuevos formatos para la producción y difusión de informaciones.

Abstract:

The propose of this article is to articulate the relationship between children and the media on the set of new technologies for information and communication. Due to both access to internet and digital media, childhood has been changed into a new generation which must be recognized as a critical, participative citizen and user of media they are. So, the approach of educommunication, when proposes the dialogism and the education using technological means, becomes itself into an alternative to provide elements that contribute to the teaching-learning process using technological tools, either at environmental school or not. At the same time, the approaches of educommunication on our technological era can also influences the critical formation of the new generations, allowing those children to develop new formats for both production and broadcast of information.


Palavras-chave


Infância; Mídia; Novas Tecnologias da Informação e Comunicação; Educomunicação.

Texto completo:

PDF