Proposta simplificada de avaliação da gestão da qualidade em entidades de classe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316419003032014026

Palavras-chave:

gestão da qualidade, modelo de excelência, entidades de classe, proposta simplificada de avaliação da gestão da qualidade, qualidade

Resumo

Este artigo tem como objetivo propor um modelo simplificado de avaliação da gestão das entidades de classe que possibilite mensurar e classificar os diferentes níveis de gestão, no intuito de auxiliar as organizações a melhorar o seu desempenho organizacional. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca da evolução histórica da Gestão da Qualidade utilizando-se os oito critérios do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) - Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados. A partir da revisão bibliográfica da qualidade e da gestão por excelência apresentou-se uma Proposta Simplificada de Avaliação da Gestão da Qualidade em Entidades de Classe, que pretende auxiliar as lideranças em uma visão sistêmica necessária para gerir esse tipo de organização, tratando-se de um instrumento capaz de fornecer subsídios para a tomada de decisão e de constituir-se em uma entrada para o plano de aperfeiçoamento da gestão organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Damiana Machado de Almeida, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

Mestra em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

Especialista em Psicologia Positiva pelo Grupo Educacional Faveni, FAVENI, Brasil.

Especialista em Educação a Distância e Metodologias Ativas Faculdade SOBRESP, SOBRESP, Brasil.

Especialista em MBA em Gestão de Negócios pela Universidade Franciscana, UFN, Brasil.

Especialista em Educação Infantil pela Universidade Franciscana, UFN, Brasil.

Graduada em Administração pela Faculdade Metodista Centenário, FMC, Brasil.

Graduada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

Professora da Faculdade SOBRESP, SOBRESP, Brasil

Vânia Medianeira Flores Costa, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

Mestra em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Especialista em Administração e Formação de Recursos Humanos pela Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

Professora da Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

Clarissa Peterini Alves, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

Andressa Schaurich dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

Especialista em Gestão de Organização Pública em Saúde/EaD pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

Professora do Instituto Federal de Educação Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

Referências

ALMEIDA, M. I. R.; ASAI, L. N. A influência da Globalização nas Pequenas Empresas. In: XIV CONGRESSO LATINO AMERICANO DE ESTRATÉGIA, 2001, Buenos Aires. SLADE, 2001.

ARREBOLA, M. C. Responsabilidade Social Corporativa: Competitividade e Desenvolvimento Social. A Prática do Setor Supermercadista. Disponível em: http://www.ead.fea.usp.br/semead/7semead/paginas/artigos%20recebidos/Socioambiental/SA27_Resp_Social_Corporativa_Competivividade.PDF. Acesso em: 23/01/2014.

BORGES, A.; BAYLÃO, A. Liderança em Tempo de Mudanças. Disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/producao-academica/lideranca-em-tempo-de-mudancas/331/. Acesso em: 19/01/2014.

CARVALHO, M. M. de; PALADINI, E. P. Gestão da Qualidade. 2. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

FACHIN, O. Fundamentos de Metodologia. São Paulo: Saraiva, 2003.

FERNANDES, B. H. R.; BERTON, L. H. Administração estratégica: da competência empreendedora à avaliação de desempenho. São Paulo: Saraiva, 2006.

FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE (FNQ). Conceitos Fundamentais da Excelência em Gestão. São Paulo, 2006.

_____. Critérios Compromisso com a Excelência e Rumo à Excelência. São Paulo, 2009.

_____. Correlação entre fundamentos e critérios. Disponível em: http://fnq.org.br/avalie-se/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao/correlacao-entre-fundamentos-e-criterios. Acesso em: 20/01/2014.

GARVIN, D. A. Gerenciando a Qualidade: a visão estratégica e competitiva. Tradução de João Ferreira Bezerra de Souza. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.

GIOVANONI, A. Perspectivas da gestão da qualidade nas empresas. Disponível em: http://www.comunicare2.com.br/noticia.asp?codEdicao=327&codJornal=27&numNoticia=4>. Acesso em: 11/01/2014.

HUNTER, J. Como se Tornar um Líder Servidor: os princípios de liderança de o monge e o executivo. Rio de Janeiro: Sextante, 2006.

LIMA, A. Tom Peters e a busca da excelência. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/tom-peters-e-a-busca-da-excelencia/22690/. Acesso em: 17/01/2014.

MACEDO, A. Na administração por processos, o cliente é o foco. Disponível em: http://www.canalrh.com.br/revista/revista_artigo.asp?o=%7B43AB0F25-5BB9-472D-A6C9-6EA12C8DF48F%7D. Acesso em: 23/01/2014.

MALAQUIAS, A. Fidelização de Clientes. Disponível em: http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/871. Acesso em: 20/01/2014.

MARQUES, F. Guia prático da excelência em serviços: como conquistar clientes, aumentar o lucro e viver melhor. São Paulo: Nobel, 2006.

MARTINS, R. A.; COSTA NETO, P. L. O. Indicadores de Desempenho para a Gestão pela Qualidade Total: uma proposta de sistematização. Gestão & Produção, S p. 298-311, dez., 1998.

OLIVEIRA, D. Administração de Processos: Conceitos, metodologia e práticas. São Paulo: Atlas, 2006.

PADULA, R. Reflexões Gerais sobre Políticas Públicas e Desenvolvimento Local na Era da Globalização. Disponível em: http://www.eumed.net/rev/oidles/01/Padula.htm. Acesso em: 23/01/2014.

PERNAMBUCO, M. A. O verdadeiro papel das entidades de classe. Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura. Disponível em: http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=0&Cod=234. Acesso em: 13/06/2012.

SANTIAGO JR, J. Gestão do Conhecimento: a chave para o sucesso empresarial. São Paulo: Novatec, 2004.

TRAVASSOS, A. Recursos Humanos: como gerenciá-los em projetos? Curitiba, Revista Mundo Project Management, ano 4, n. 21, 2008.

Downloads

Publicado

2014-09-10

Como Citar

Almeida, D. M. de, Costa, V. M. F., Alves, C. P., & Santos, A. S. dos. (2014). Proposta simplificada de avaliação da gestão da qualidade em entidades de classe. Revista Brasileira De Contabilidade E Gestão, 3(5), 26–37. https://doi.org/10.5965/2316419003032014026

Edição

Seção

Artigos