Os resíduos sólidos e a relação com a educação ambiental em uma escola pública do Alto Vale (SC)

Autores

  • Luana Loch Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Beatriz Cristhine Day Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Eliana Vogel Jaeger Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/2764747102032013010

Palavras-chave:

resíduos sólidos, educação ambiental, reciclagem

Resumo

Um dos principais problemas ambientais que preocupa boa parte da população é a geração excessiva dos resíduos sólidos, juntamente com seu manejo e destinação final inadequados. A fim de amenizar esta situação, foi criado por meio da Lei 12.305/2010 o Plano Nacional de Resíduos Sólidos com o intuito de incentivar os municípios e estados a criar projetos para a redução destes rejeitos. Além do incentivo do governo, a educação ambiental pode auxiliar neste aspecto com a implantação de hábitos ambientais desde as séries iniciais, que ao ensinar as crianças, abrange as pessoas ao seu redor. Para verificar o nível de conhecimento dos educadores, realizou-se uma pesquisa que se classifica como qualitativa e quantitativa. A técnica de coleta dos dados foi efetuada por meio de questionários, com nove perguntas abertas e nove perguntas fechadas. O questionário sobre resíduos sólidos foi aplicado para o corpo docente da Escola de Educação Básica Orlando Bertoli, da cidade de Presidente Getúlio, Santa Catarina, na segunda quinzena de outubro do ano de 2012. Como resultado desta pesquisa, percebe-se que ocorreram alguns erros e equívocos por parte dos professores, provenientes da falta de informação sobre resíduos sólidos. Porém, percebe-se uma real preocupação dos docentes com a educação ambiental, que relatam o papel dos educadores e da instituição escolar na formação de cidadãos conscientes.

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Biografia do Autor

Luana Loch, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em Engenharia Sanitária pela Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

Beatriz Cristhine Day, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em Engenharia Sanitária pela Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

Eliana Vogel Jaeger, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestra em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.

Graduada em Pedagogia Habilitação Magistério do pré-escola à 4 pela Universidade Para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, UNIDAVI, Brasil.

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Publicado

2013-08-01

Como Citar

Loch, L., Day, B. C., & Jaeger, E. V. (2013). Os resíduos sólidos e a relação com a educação ambiental em uma escola pública do Alto Vale (SC). Revista Brasileira De Contabilidade E Gestão, 2(3), 10–21. https://doi.org/10.5965/2764747102032013010

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