Percepção do ambiente externo e perfil estratégico dos empresários de Ibirama/SC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2764747102032013033

Palavras-chave:

ambiente externo, perfil estratégico, estratégia corporativa

Resumo

Para que haja aderência às estratégias arrojadas de gestão empresarial, parte-se do pressuposto da necessidade de habilidades especificas do gestor para que a sua função seja exercida diante da otimalidade que os negócios no competitivo mercado demandam. O ambiente externo que compreende entre outros, a tecnologia, economia e a política de uma sociedade, em tese deveria ser pressuposto para a elaboração de estratégias gerenciais. Nesta perspectiva, surge a discussão do estudo que de forma abrangente identificou a percepção do ambiente externo e o perfil estratégico dos empresários de Ibirama/SC. O arcabouço teórico permitiu a elucidação de vários aspectos relacionados com ambiente externo, perfil de gestor e estratégica empresarial. O estudo descritivo que por meio de uma revisão bibliográfica, também efetuou levantamento de dados in-loco pelo método de survey nas empresas do perímetro urbano da Cidade de Ibirama/SC. Os dados revelam que considerável número de gestores possui formação superior na área especifica da gestão e ainda que a percepção que estes detêm do ambiente externo não faculta informações hábeis para o desenvolvimento de estratégias. Conclui-se que a percepção do ambiente externo do empresário de Ibirama/SC é ínfima diante de sua importância para o processo de elaboração da estratégia empresarial e ainda que o perfil estratégico dos empresários de Ibirama/SC predominantemente se caracteriza pela facilidade de comunicação, negociação, criatividade e inovação ensejando de forma geral a estratégia prospectora e analítica como modelo de gestão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marino Luiz Eyerkaufer, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Mestre em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.

Especialista em Marketing pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC, Brasil.

Graduado em ciências contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC, Brasil.

Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

Flávia de Souza, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em Contabilidade pela Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

Marines Lucia Boff, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.

Mestra em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC, Brasil.

Professora pela Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

Referências

BATEMAN, Thomas S.; SNELL, Scott. Administração: novo cenário competitivo. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

BRESSAN, Flávio et al. Modelos mentais e as escolhas estratégicas de um empreendedor: tipologia de Miles e Snow sob a ótica do modelo de temperamentos de Keirsey e Bates. 2011. Disponível em: http://www.ead.fea.usp.br/semead/14semead/resultado/trabalhosPDF/1078.pdf. Acesso em: 26/02/2013.

FARAH, Osvaldo Elias; CAVALCANTI, Marly,; MARCONDES, Luciana Passos. Empreendedorismo estratégico: criação e gestão de pequenas empresas. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

LACOMBE, Francisco José Masset; HEILBORN, Gilberto Luiz José. Administração: princípios e tendências. 2.ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2008.

MAXIMIANO, Antônio Cesar Armau. Administração para empreendedores: fundamentos da criação e da gestão de novos negócios. São Paulo: Pearson Hall, 2006.

OLIVEIRA, Gian Márcio Paiva de; et al. O Perfil do empreendedor dos empresários do Brejo Paraibano. 2008. Disponível em: http://www.prac.ufpb.br/anais/xenex_xienid/x_enex/ANAIS/Area7/7CFTDCBSPEX01.pdf. Acesso em: 26/02/2013.

PEREIRA, Ana Maris. Introdução à administração. 3. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

PETER, J. Paul; CERTO, Samuel C. Administração estratégica: planejamento e implantação da estratégia. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 2005.

SOBRAL, Filipe; PECI, Alketa. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.

Downloads

Publicado

2013-08-01

Como Citar

Eyerkaufer, M. L., Souza, F. de, & Boff, M. L. (2013). Percepção do ambiente externo e perfil estratégico dos empresários de Ibirama/SC. Revista Brasileira De Contabilidade E Gestão, 2(3), 33–43. https://doi.org/10.5965/2764747102032013033

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)