Plano de ensino-aprendizagem: análise de um curso de ciências contábeis do sul do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316419001012012012

Palavras-chave:

artigo científico, metodologia, normas contábeis, contabilidade

Resumo

O estudo objetiva verificar se os planos de ensino-aprendizagem do curso de graduação em Ciências Contábeis de uma Universidade do sul do país contemplam os elementos básicos necessários à sua elaboração. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, documental e com abordagem quantitativa. Foram analisados os planos de ensino-aprendizagem de 35 disciplinas que constituem a matriz curricular deste curso, pertencente a uma universidade do sul do Brasil. A coleta de dados foi realizada, pela consulta no sítio eletrônico da instituição. Analisou-se se cada plano de ensino-aprendizagem apresentava os elementos básicos em todas as partes de sua estruturação, cada parte foi observada à luz dos tópicos descritos por Silveira (2005) através de um checklist. Os resultados demonstram que cinco disciplinas apresentaram 80% de compatibilidade dos planos de ensino-aprendizagem. Como pior desempenho pontua-se três disciplinas que contemplaram menos elementos básicos, apresentando grau de compatibilidade de 40%. No que tange às perguntas que compreendem o checklist, duas perguntas obtiveram melhor desempenho, evidenciando média de 94,29% de respostas positivas. Destaca-se uma pergunta, com média de 28,57%, com sendo a que apresentou pior desempenho na análise do checklist. Conclui-se, de modo geral, que em média 63% dos planos de ensino-aprendizagem do curso de graduação em Ciências Contábeis contemplam os elementos básicos necessários à constituição do plano de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Nayane Thais Krespi Musial, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

Mestra em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.

Graduada em Matemática pela Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.

Professora da Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

Lara Fabiana Dallabona, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Ciências Contábeis e Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.

Mestra em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.

Graduada em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.

Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

Viviane Theiss, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Mestra em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.

Graduada em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.

Professora adjunta da Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

Rita Buzzi Rausch, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

Mestra em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.

Graduada em Pedagogia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.

Professora da Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.

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Publicado

2012-06-13

Como Citar

Musial, N. T. K., Dallabona, L. F., Theiss, V., & Rausch, R. B. (2012). Plano de ensino-aprendizagem: análise de um curso de ciências contábeis do sul do Brasil. Revista Brasileira De Contabilidade E Gestão, 1(1), 12–24. https://doi.org/10.5965/2316419001012012012

Edição

Seção

Artigos