PLANO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: ANÁLISE DE UM CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO SUL DO BRASIL

Nayane Thais Krespi, Lara Fabiana Dallabona, Viviane Theiss, Rita Buzzi Rausch

Resumo


O estudo objetiva verificar se os planos de ensino-aprendizagem do curso de graduação em Ciências Contábeis de uma Universidade do sul do país contemplam os elementos básicos necessários à sua elaboração. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, documental e com abordagem quantitativa. Foram analisados os planos de ensino-aprendizagem de 35 disciplinas que constituem a matriz curricular deste curso, pertencente a uma universidade do sul do Brasil. A coleta de dados foi realizada, pela consulta no sítio eletrônico da instituição. Analisou-se se cada plano de ensino-aprendizagem apresentava os elementos básicos em todas as partes de sua estruturação, cada parte foi observada à luz dos tópicos descritos por Silveira (2005) através de um checklist. Os resultados demonstram que cinco disciplinas apresentaram 80% de compatibilidade dos planos de ensino-aprendizagem. Como pior desempenho pontua-se três disciplinas que contemplaram menos elementos básicos, apresentando grau de compatibilidade de 40%. No que tange às perguntas que compreendem o checklist, duas perguntas obtiveram melhor desempenho, evidenciando média de 94,29% de respostas positivas. Destaca-se uma pergunta, com média de 28,57%, com sendo a que apresentou pior desempenho na análise do checklist. Conclui-se, de modo geral, que em média 63% dos planos de ensino-aprendizagem do curso de graduação em Ciências Contábeis contemplam os elementos básicos necessários à constituição do plano de ensino-aprendizagem.

Texto completo:

PDF



Revista mantida pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Campus Ibirama
® 2019 Direitos Reservados