BUSINESS PROCESS OUTSOURCING (BPO): UMA ANÁLISE DAS SUAS CARACTERÍSTICAS EM EMPRESAS DE MÉDIO PORTE

Lelis Marlon Ribeiro Martins, Roberto Birch Gonçalves, Alex Eckert

Resumo


As organizações prestadoras de serviços contábeis têm sido importantes aliadas das pequenas e médias empresas, no entanto precisam apresentar soluções atualizadas aos seus clientes para não se tornarem obsoletas. O uso do Business Process Outsourcing (BPO) contábil e fiscal é demandado pelas empresas como solução estratégica, podendo liberar mais tempo e esforços no seu core business. Diante disso, o presente estudo analisou as características do BPO em empresas de médio porte de Caxias do Sul, sendo para este fim realizada uma pesquisa bibliográfica para identificar as características do BPO, seguido de pesquisa documental para identificar as horas de trabalho e valores pagos ao escritório pelos honorários contábeis. Por fim, foram entrevistados empresários para identificar a percepção dos mesmos quanto às características do BPO. Concluiu-se que a utilização do BPO contábil e fiscal reduziu custos em quatro das cinco empresas estudadas. Ainda assim, a dimensão de custos não é o fator principal de decisão neste nicho de empresas quando optam pela terceirização. As empresas apontaram que o conhecimento dos profissionais, a gestão da atividade e os ganhos em eficiência operacional são de suma importância para os resultados e a satisfação.


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DOI: http://dx.doi.org/10.5965/2316419006092017015


Revista mantida pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
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