Avaliação da qualidade em uso de um software educacional: um estudo aplicado ao SENAI/SC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2764747105092016088

Palavras-chave:

software educacional, metodologia, NBR ISO/IEC, qualidade, software, SENAI/SC, Scratch, TUP

Resumo

O presente trabalho propõe um processo para avaliar a qualidade em uso de um software educacional, tomando-se por base a Metodologia Senai de Educação Profissional, a ferramenta Scratch, que é o objeto em estudo, as normas NBR ISO/IEC para avaliação de qualidade de software e a metodologia de avaliação TUP (Tecnologia , Usabilidade e Pedagogia) no contexto do SENAI/SC. Este trabalho considerou a seguinte premissa/hipótese: é possível determinar a influência do software educacional no processo de ensino aprendizagem respeitando os critérios de qualidade de software em uso em uma aula de conceitos de programação ou introdução a programação de computadores? Para avaliar esta influência foi utilizada uma pesquisa quali-quantitativa. Os questionários foram disponibilizados para um grupo de alunos do curso de aprendizagem industrial em informática do SENAI de Rio do Sul/SC durante as aulas de conceitos de programação. A pesquisa foi aplicada entre os períodos de março/2015 e abril/2015. Resultados preliminares mostram que o software Scratch é uma ferramenta atrativa e que motiva o aluno para realizar tarefas durante o processo de ensino e aprendizagem. Outro ponto que merece destaque é que o Scratch é uma ótima ferramenta de apoio aos docentes, mostrando deste modo que uma ferramenta educacional bem aplicada cria uma maior integração entre a teoria e a prática, premissa que é indicada e determinada na metodologia de educação profissional do SENAI/SC.

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Biografia do Autor

Ademar Perfoll Júnior, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Graduado em andamento em Licenciatura Plena em Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.

Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

Nilson Ribeiro Modro, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Graduado em Ciência da Computação. Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.

Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

Referências

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Publicado

2016-06-30

Como Citar

Júnior, A. P., & Modro, N. R. (2016). Avaliação da qualidade em uso de um software educacional: um estudo aplicado ao SENAI/SC. Revista Brasileira De Contabilidade E Gestão, 5(9), 088–108. https://doi.org/10.5965/2764747105092016088

Edição

Seção

Resumos Internos