A contabilidade de custos nas universidades da Espanha: uma análise da estrutura dos planos de ensino da disciplina na graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2764747105092016058

Palavras-chave:

contabilidade de custos, planos de ensino, universidade da Espanha

Resumo

Com o propósito de identificar o perfil da disciplina de contabilidade de custos nos cursos de graduação oferecidos nas universidades espanholas, este artigo teve por objetivo pesquisar os planos de ensino da disciplina que abordam o conteúdo de contabilidade de custos nos cursos de graduação em Contabilidade e Finanças. A pesquisa é do tipo documental. A técnica utilizada para coleta de dados foi por análise de dados secundários, compostos pelos planos de ensino com o conteúdo de Contabilidade de Custos das Universidades da Espanha. No que concerne à abordagem do problema, foram utilizadas metodologias de natureza qualitativa e quantitativa. A amostra contempla 10 universidades públicas e 14 planos de ensino. De modo geral os resultados mostraram que: (i) a disciplina de custos possui 6 créditos; (ii) os conteúdos programáticos tratam dos temas: Conceptos Básicos/Fundamentales de Costes, Costes por Procesos, Costes Estándares, Los Centros de Costes/Centros o areas de Responsabilidad, Los Sistemas de Costes Basados en las Actividades (ABC), El Coste de Absorción e Asignación de Costes;(iii) os alunos são avaliados por prova final e parciais, e; (iv) as bibliografias adotadas tem como principais autores: Horngren, Forster e Datar, com a obra Contabilidad de Costes. Conclui-se que há certa homogeneidade no que diz respeito à estrutura dos planos de ensino das universidades pesquisadas.

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Biografia do Autor

Ilaci Pavesi, Universidade Federal de Santa Catarina UFSC

Mestra em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Especialista em Formação Docente para o Ensino Superior pelo Instituto de Ensino Superior de Joinville, IESVILLE, Brasil.

Especialista em Auditoria e Perícia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Brasil.

Graduada em Direito pelo Centro Universitário Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul, UNERJ, Brasil.

Altair Borgert, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

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Publicado

2016-06-30

Como Citar

Pavesi, I., & Borgert, A. (2016). A contabilidade de custos nas universidades da Espanha: uma análise da estrutura dos planos de ensino da disciplina na graduação. Revista Brasileira De Contabilidade E Gestão, 5(9), 058–070. https://doi.org/10.5965/2764747105092016058

Edição

Seção

Artigos