Rotatividade nas empresas: motivos internos e externos

Autores

  • Letícia Pavanello Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Eliana Vogel Jaeger Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/2764747104082015070

Palavras-chave:

rotatividade, fatores internos, fatores externos

Resumo

 Atualmente, é evidente que o crescimento e desenvolvimento de novas empresas no ramo têxtil está diretamente ligado ao crescimento do assunto rotatividade, ou seja, a quantidade de entradas e saídas de colaboradores das mesmas, que quando esse número é expressivo pode prejudicar o crescimento e progresso da organização. Por ser um setor que depende de um número significativo de empregados, necessitam apresentar características que atraiam novas pessoas ou até mesmo, incentivem seus próprios colaboradores para permanecerem na empresa por longo tempo. Devido a competitividade entre as empresas e a necessidade de manter um quadro de colaboradores estáveis e satisfeitos dentro da empresa, nasce a importância de identificar se os motivos que provocam a rotatividade são causados por fatores internos ou externos, para a empresa ter consciência dos mesmos a fim de minimizá-los ou até eliminá-los. O objetivo desse artigo é identificar e demonstrar quais os principais motivos propagadores da turnover. Os resultados iniciais mostram que um dos principais motivos elencados é a satisfação no trabalho e a qualidade de vida proporcionada no ambiente de trabalho, dessa forma, podemos observar que a questão da remuneração não é o fator primordial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Pavanello, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

Eliana Vogel Jaeger, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestra em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.

Graduada em Pedagogia Habilitação Magistério do pré-escola à 4 pela Universidade Para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, UNIDAVI, Brasil.

Referências

CARMO, M. R. A Importância do talento humano como recurso estratégico. 2007. Dissertação (Pós-Graduação) – Universidade Católica de Brasília. 2007.

CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004 – 9ª Reimpressão.

FERREIRA, M. L. C. Bisi; SIQUEIRA, M. M. M. Antecedentes de intenção da rotatividade: estudo de um modelo psicossocial. 2005. Dissertação (Mestrado) – Universidade Metodista de São Paulo, SP, 2005.

OLIVEIRA, J. P.; OLIVEIRA de B. Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações. 2009. Tese de (Mestrado) - Psicologia Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da

SCALCO, V. S. Modelo para avaliação da eficácia da gestão de recursos humanos em saúde. Mestrado – Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. 2008

SHIGUNOV, N. A., ASSUMPÇÃO, P. G. O processo de rotação de pessoal da Universidade Estadual de Maringá (UEM): Causas e Consequências. Ano 1998.

SANTOS, Hugo. 2010. Como lidar com a rotatividade de pessoal. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/como-lidar-com-a-rotatividade-de-pessoal/50229/> Acesso em: 17 agosto de 2013.

SOUZA, K. R. R. S. A rotatividade e as condições de trabalho dos profissionais de enfermagem: Um enfoque da ergonomia. 2003. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, SC, 2003.

VIEIRA, R. F. M. N. Satisfação e Qualidade de vida factores preditores da rotatividade dos comerciais do grupo MCoutinho. 2011. Dissertação – Universidade Católica Portuguesa. Braga, 2011.

Downloads

Publicado

2016-05-31

Como Citar

Pavanello, L., & Jaeger, E. V. (2016). Rotatividade nas empresas: motivos internos e externos. Revista Brasileira De Contabilidade E Gestão, 4(8), 070–074. https://doi.org/10.5965/2764747104082015070

Edição

Seção

Resumos Internos