Métodos de pesquisa: uma avaliação em artigos de marketing sobre a marca

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316419008112019030

Palavras-chave:

Marca, Valor da Marca, Metodologia de Pesquisa

Resumo

Objeto de inúmeras pesquisas na área de Marketing, o construto marca, enquanto símbolo, torna-se capaz de se impregnar de significados para serem veiculados ao consumidor e de expressar a visibilidade de um discurso interno. Esta popularidade levanta a curiosidade em relação aos métodos utilizados nas pesquisas a respeito: conhecê-los auxilia no seu aprofundamento futuro ou na sua complementação por meio de caminhos que tenham sido pouco explorados ou permanecido inexplorados. O presente artigo descritivo-quantitativo identifica as principais características metodológicas dos estudos científicos brasileiros de Marketing disponíveis na base SPELL publicados sobre o tema “marca” durante 11 anos. Conclui-se que houve descaso na apresentação de várias destas informações. Isto sugere a necessidade de reforço no ensino de métodos de pesquisa nos ambientes acadêmicos, de forma a conscientizar, tanto autores quanto avaliadores, quanto à importância da credibilidade, da transferibilidade, da confiança e da confirmabilidade de qualquer pesquisa científica.

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Biografia do Autor

Ricardo Gomes da Silva, Universidade Estácio de Sá

Doutor em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

Especialista em andamento em Literatura em Língua Inglesa pela Faculdade de Educação São Luís, FESL, Brasil.

Especialista em Literatura Brasileira pela Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

Graduado em Licenciatura Plena Português – Inglês pela Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

Rita de Cassia Mateus, Universidade Estácio de Sá

Doutora em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Mestra em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.

Rodrigo da Silva Monteiro, Universidade Estácio de Sá

Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial pela Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

Especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

Especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

Aperfeiçoado em Leading Change in Turbulent Times pela Ohio University, O.U., Estados Unidos.

Graduado em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.

Professor de Pós-graduação e MBA

Irene Raguenet Troccoli, Universidade Estácio de Sá

Pós-doutora pela Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

Doutora em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

Mestra em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

Graduada em Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

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Publicado

2019-12-12

Como Citar

Oliveira, E., Silva, R. G. da, Mateus, R. de C., Monteiro, R. da S., & Troccoli, I. R. (2019). Métodos de pesquisa: uma avaliação em artigos de marketing sobre a marca. Revista Brasileira De Contabilidade E Gestão, 8(15), 030–047. https://doi.org/10.5965/2316419008112019030

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