Cartografia, mapa e fotografia: outra narrativa das serras turísticas capixabas no contexto da educação geográfica do IFES

Autores

  • Ernandes de Oliveira Pereira Universidade Federal do Espírito Santo Departamento de Geografia Centro de Ciências Humanas e Naturais Programa de Pós-graduação em geografia - Doutorado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES Campus Venda Nova do Imigrante Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724619412018234

Resumo

A ideia de cartografia e mapas, neste estudo, vai além dos conceitos consagrados pela Geografia e que estão materializados pelos manuais e pelos livros didáticos que povoam as escolas da Educação Básica, especificamente no Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (IFES). A cartografia é concebida neste trabalho como o acompanhamento de processos criativos em devir e os mapas como as relações entre os sujeitos com os acontecimentos que constituem os espaços dentro de uma perspectiva política, usando como referências teóricas a “Filosofia da diferença” de Gilles Deleuze e Félix Guattari. O presente estudo é o resultado da cartografia de um experimento artístico (Oficina), “Portfólio de Imagens da minha Cidade”, realizado durante o cotidiano das aulas de Geografia ao longo do ano de 2016. Resultados demonstraram que é possível mobilizar outros pensamentos sobre espaço e lugar, mesmo dentro de um ambiente marcado por processos de subjetivação que padronizam a visão dos estudantes sobre um meio marcado por apelos turísticos. Os processos criativos foram provocados pela arte e fizeram os estudantes transcenderem os livros didáticos, os atlas, os globos terrestres, bem como as imagens veiculadas massivamente pelos meios de comunicações locais.

Palavras-chave: Cartografia. Mapas. Educação Geográfica. Narrativas Alternativas. Fotografia.

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Biografia do Autor

Ernandes de Oliveira Pereira, Universidade Federal do Espírito Santo Departamento de Geografia Centro de Ciências Humanas e Naturais Programa de Pós-graduação em geografia - Doutorado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES Campus Venda Nova do Imigrante Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

É professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo ( IFES) e membro do Grupo de Pesquisa de Políticas Espaciais de Imagens (POESI)/UFES. Concluiu sua graduação em Geografia em 2007 e defendeu sua dissertação de mestrado em Geografia em agosto de 2011, pela Universidade Federal do Espírito Santo. A área de concentração é Natureza, Técnica e Território e a linha de pesquisa é voltada para Dinâmicas Urbanas e Rurais dos Espaço e dos Territórios. Também especializou-se durante os estudos de mestrado em Cartografia Geográfica, Geografia dos Conflitos Sócios Ambientais, Planejamento Urbano, Organização do Espaço Urbano, Sistemas de Informações Geográficas (SIG) e Teoria Geográfica da Paisagem. Além disso, concluiu o curso de Licenciatura Plena em Pedagogia com ênfase em Gestão Escolar e Supervisão em outubro de 2011.

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Publicado

2019-03-11

Como Citar

PEREIRA, Ernandes de Oliveira. Cartografia, mapa e fotografia: outra narrativa das serras turísticas capixabas no contexto da educação geográfica do IFES. PerCursos, Florianópolis, v. 19, n. 41, p. 234–257, 2019. DOI: 10.5965/1984724619412018234. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724619412018234. Acesso em: 29 mar. 2024.