Universidade, escola e PIBID – uma interligação de boas práticas pedagógicas vivenciadas em Laguna

Autores

  • Tânia Regina da Rocha Unglaub Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Fabíola Sucupira Ferreira Sell Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Margarete Batista Rodrigues Escola Estadual de Educação Básica Comendador Rocha e Escola Estadual de Educaçõ Básica Saul Ulysséa. Ambas localizadas na cidade de Laguna/SC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724619392018266

Resumo

O presente artigo visa apresentar boas práticas pedagógicas vivenciadas na EEB Comendador Rocha, em Laguna/SC, desenvolvidas pelo subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência (PIBID) da área de Pedagogia a Distância do CEAD/UDESC. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), custeado com recursos do Ministério da Educação através da CAPES, foi criado para contribuir com a melhoria do ensino nos diferentes níveis da educação básica. O PIBID vem sendo desenvolvido nessa escola entre os anos de 2011 e 2015, com atividades pedagógicas centradas na temática de alfabetização e letramento. Durante esses anos houve a participação de mais de 40 bolsistas pertencentes ao curso de Pedagogia a distância, dos quais alguns já se graduaram e estão atuando nas escolas da rede pública. Os bolsistas de Iniciação à Docência (ID) conheceram as dificuldades pedagógicas existentes através da observação em sala de aula, realizaram pesquisa e concretizaram projetos e ações que resultaram na melhoria do ensino e da qualificação profissional desses acadêmicos. Esses bolsistas receberam orientações dos professores supervisores e dos coordenadores de área e esse entrelaçamento trouxe ricas experiências tanto para os educadores envolvidos, quanto para os acadêmicos do curso de Pedagogia a distância, alunos da EEB Comendador Rocha, comunidade lagunense e universidade.  As experiências pedagógicas desse subprojeto estão registradas no blog do PIBID de Laguna e nos relatórios e diários de bordo dos bolsistas de iniciação à docência. Esses documentos serviram como fonte documental para a análise das práticas pedagógicas voltadas para alfabetização e letramento. Percebe-se que essas boas práticas pedagógicas se coadunam com a missão universitária, no sentido da indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão.

 

Palavras-chave: PIBID. Práticas Pedagógicas. Alfabetização e Letramento. Ensino, Pesquisa e Extensão. Formação de Professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Regina da Rocha Unglaub, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora Adjunta do quadro de pessoal permanene da UDESC, alocada no Departamenteo de Educação a Distância.  Atua no Mestrado Profissional de Gestão de Unidades de Informação (PPGINFO) e também exerce a funçao de coorednadora de área do PIBID para pedagogia a distância. É licenciada em Pedagogia pela UFPR, Especialista em Metodologia da Educação a Distância pelo SENAC, Mestre em Educação pela UNICAMP, Doutora em História pela UFSC.  Atua na area de Educação, atuando com ênfase nos seguintes temas: metodologia da EAD, formação de professores; história da educação e Estado Novo.

 

Fabíola Sucupira Ferreira Sell, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora e Mestre em Linguistica pela UFSC;Liicenciada em Letras-Alemão e bacharel em Letras-Libras , ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina; É professora efetiva da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).  Atuou como coordenadora de área do subprojeto PIBID - práticas leitoras multimidiais (2011 a 2014) e do subprojeto PIBID - alfabetização e letramento ( 2014 - 2015)

Margarete Batista Rodrigues, Escola Estadual de Educação Básica Comendador Rocha e Escola Estadual de Educaçõ Básica Saul Ulysséa. Ambas localizadas na cidade de Laguna/SC

Graduação em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002) .Atualmente é Professor da ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA COMENDADOR ROCHA, Professora da ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SAUL ULYSSÉA, Professora da Faculdade Capivari e Supervisora da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Arte

Atua como professora supervisora do PIBID na EEB Comendador Rocha

Downloads

Publicado

2018-06-14

Como Citar

UNGLAUB, Tânia Regina da Rocha; SELL, Fabíola Sucupira Ferreira; RODRIGUES, Margarete Batista. Universidade, escola e PIBID – uma interligação de boas práticas pedagógicas vivenciadas em Laguna. PerCursos, Florianópolis, v. 19, n. 39, p. 266–290, 2018. DOI: 10.5965/1984724619392018266. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724619392018266. Acesso em: 28 mar. 2024.