Periodização econômica de Abaetetuba (PA) a partir de sua configuração espacial

Autores

  • Madson Quaresma Universidade Federal Fluminense - Mestrando em Geografia
  • Daniel Sombra Universidade Federal Fluminense - Mestrando em Geografia
  • Alegria Leite Universidade Federal do Pará - Mestranda em Economia
  • Carlos Castro Universidade do Estado do Pará - Professor Assistente de Geografia

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724616322015143

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar um panorama dos períodos econômicos por quais passou o município de Abaetetuba. Para tanto, apresentamos, inicialmente, alguns aspectos reveladores das rupturas que deixaram marcas distintas no seu território a partir das políticas de desenvolvimento e integração no contexto amazônico, iniciadas em meados do século XX. Mostramos como tais elementos influenciaram a dinâmica econômica, social, política e espacial do município que fora diretamente afetado pelos novos objetos e ações que ali se instalavam. Desse modo, caracterizamos a dinâmica do município anterior a estas políticas, para assim enfocarmos a organização espacial de Abaetetuba, salientando a historicidade desse processo. Para compreendermos as relações existentes na atualidade a partir desses novos elementos, enfatizamos o complexo ALBRÁS-ALUNORTE e as políticas que possibilitaram seu funcionamento. Revela-se o processo de substituição de um regime de acumulação mercantil por outro plenamente capitalista, consequentemente, mudanças nas relações de trabalho e na produção do espaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Madson Quaresma, Universidade Federal Fluminense - Mestrando em Geografia

Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, possui conhecimento em Análise Ambiental e nos softwares ArcGis, TerraView e Quantum GIS. Atualmente participa do Grupo Acadêmico de Produção do Território e Meio Ambiente na Amazônia - GAPTA onde participa de projetos de Gestão Territorial e Segurança Pública, participou de projetos de Capacitação de Professores da Rede Pública de Ensino nas Geotecnologias foi colaborador no projeto Produção de atlas geográfico como recurso didático-cartográfico para os professores-alunos do parfor Geografia e fui estagiário do departamento de Cartografia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no período de 2013-2014. Atualmente mestrando do Programa de Pós-graduação em Geografia - PosGeo pela Universidade Federal Fluminense - UFF

Daniel Sombra, Universidade Federal Fluminense - Mestrando em Geografia

Graduado em Bacharelado e Licenciatura Plena em GEOGRAFIA pela Universidade Federal do Pará (UFPA),Belém-PA, com graduação sanduíche pela Michigan State University (MSU), Lansing-MI, EUA. Ênfase dada aos estudos de GEOGRAFIA AGRÁRIA E REGIONAL DA AMAZÔNIA. Pesquisador colaborador do Grupo Acadêmico Produção do Território e Meio Ambiente na Amazônia (GAPTA) e do Grupo de Estudos Socioeconômicos do Projeto "OISE-PIRE: Sustainability, Ecosystem Services, and Bioenergy Development across the Americas", estando sob a coordenação dos professores Rodrigo G. Pinto (MSU/EUA) e Theresa Selfa (SUNY/EUA). Possui experiência profissional em instituições de trabalho com uso de ferramentas de Cartografia e Geoprocessamento aplicadas ao Ordenamento Territorial e à Regularização Fundiária. Atualmente mestrando em GEOGRAFIA pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói-RJ. Área de concentração: Ordenamento Territorial e Ambiental. Linha de pesquisa: Ordenamento Territorial.

Alegria Leite, Universidade Federal do Pará - Mestranda em Economia

Possui graduação em gestão empresarial pela Universidade da Amazônia (2008), graduação em Economia - Michigan State University (2012), graduação em gestão publica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (2011) e graduação em Economia pela Universidade Federal do Pará (2014), atuando principalmente nos seguintes temas: gestão pública, custos, economia mineral, cidadania, mercado de trabalho e setor madeireiro. Atualmente Mestranda em Economia pela Universidade Federal do Pará.

Carlos Castro, Universidade do Estado do Pará - Professor Assistente de Geografia

Geógrafo Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO), na Área de Concentração: Organização e Gestão do Território, linha de pesquisa Dinâmicas Territoriais na Amazônia; Programa de Pós-Graduação vinculado a Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com ênfase na Área de Pesquisa: Geografia e Transportes, com uso da Cartografia e de suas ferramentas no Geoprocessamento. Pesquisador junto ao Grupo Geoprocessamento, Cartografia e Agraria na Amazônia (GEOCARTA), vinculado a Universidade do Estado do Pará (UEPA), com Pesquisas nas Áreas de levantamento cartográfico de Comunidades Tradicionais na mesorregião nordeste paraense. Pesquisador junto ao Grupo Acadêmico de Produção de Território e Meio Ambiente na Amazônia (GAPTA), vinculado a Universidade Federal do Pará (UFPA), com Pesquisas nas Áreas de Transporte (urbano e rural), Cartografia (analógica e digital), Planejamento e Gestão. Servidor público da Universidade do Estado do Pará, atuando como professor de Geografia.

Referências

ALBINO, João Francisco dos Anjos. Desafios da indústria local: o caso da indústria de refrigerantes em Abaetetuba (PA). 2014, 80 f. Monografia (graduação) - Universidade Federal do Pará, Graduação em Geografia, Belém, 2014.

ALBUQUERQUE, Antônio Flávio da. Rede viária e desenvolvimento local: a rodovia PA-151 e a reorganização espacial das comunidades de Bom Jesus e Murutinga, Abaetetuba – Pará. Monografia, 2003, 78 f. (graduação) - Universidade Federal do Pará, Graduação em Geografia, Abaetetuba, 2003.

ANDERSON, Scott Douglas. “Engenhos na várzea: uma análise do declínio de um sistema produtivo tradicional na Amazônia”. In: LENA, P.; OLIVEIRA, E. A. (Orgs.). Amazônia: a fronteira agrícola 20 anos depois. Belém: Editora do Museu Paraense Emilio Goeldi, 1991, p. 101-121.

CHIAVENATO, Júlio José. Cabanagem: o povo no poder. São Paulo: Editora Brasiliense, 1984.

FERREIRA, Laurentino da Costa. A construção naval na economia de Abaetetuba. 1996, 69 f. Monografia (graduação) - Universidade Federal do Pará, Graduação em Geografia, Belém, 1996.

GUALBERTO, Antônio Jorge Pantoja. Embarcações, educação e saberes culturais em um estaleiro naval da Amazônia. 2009, 149f. Dissertação (mestrado) - Universidade do Estado do Pará, Mestrado em Educação, Belém, 2009.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2011. Disponível em: <http://censo2010.ibge.gov.br/pt/>. Acesso em 20/03/2015.

INSTITUTO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, ECONÔMICO E AMBIENTAL DO PARÁ. Estatística municipal de Abaetetuba. Belém: IDESP, 2013.

LOBO, Marco Aurélio Arbage. Estado e capital transnacional na Amazônia: o caso da ALBRÁS-ALUNORTE. Belém: NAEA/UFPA, 1996.

LUCENA, Isabel Cristina Rodrigues de. Carpinteiros navais de Abaetetuba: etnomatemática navega pelos rios da Amazônia. 2002, 124 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestrado em Educação, Natal, 2002.

MARTINS, José de Souza. Fronteira: a degradação do outro nos confins do humano. 3ª Ed. São Paulo: Editora Contexto, 2009.

OLIVEIRA, Francisco de. A economia da dependência imperfeita. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Edições do Graal, 1977.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Amazônias, Amazônias. São Paulo: Editora Contexto, 2001.

QUARESMA, Madson José Nascimento. ALBRÁS-ALUNORTE: tecnologia e sociedade no Pará. 2014, 65 f. Monografia (graduação) - Universidade Federal do Pará,Graduação em Geografia, Belém, 2014.

QUARESMA, Maria de Jesus Nascimento. Terminologia da carpintaria naval de Abaetetuba/PA. 2012, 110 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Mestrado em Letras, Belém, 2012.

SANTOS, Josenilda Costa. O Bairro São João: um produto dos problemas de urbanização. 1996, 60 f. Monografia (graduação) - Universidade Federal do Pará, Graduação em Geografia, Abaetetuba, 1996.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4ª Ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.

SILVA, Reginaldo do Socorro Martins. Abaetetuba: cidade e região. 1986, 60f. Monografia (graduação) - Universidade Federal do Pará, Graduação em Geografia, Belém, 1986.

SOUZA, Iris Amaral de. O que fazer do poder público municipal na Amazônia: os caminhos da política educacional de Abaetetuba-PA. 2009, 206 f. Tese (doutorado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Doutorado em Educação, São Paulo, 2009.

Downloads

Publicado

2016-04-25

Como Citar

QUARESMA, Madson; SOMBRA, Daniel; LEITE, Alegria; CASTRO, Carlos. Periodização econômica de Abaetetuba (PA) a partir de sua configuração espacial. PerCursos, Florianópolis, v. 16, n. 32, p. 143–168, 2016. DOI: 10.5965/1984724616322015143. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724616322015143. Acesso em: 23 abr. 2024.