Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista PerCursos é uma revista interdisciplinar aberta a diferentes campos de conhecimento, mas fortemente referenciada nas Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas. Neste sentido, privilegia temas transversais aos debates e reflexões presentes contemporaneamente entre antropólogos, educadores, geógrafos, historiadores, sociólogos, profissionais da informação e planejamento. Os Percursos são diversos e a revista se propõe a discutir os caminhos da reflexão teórica e das práticas disciplinares, incluindo o campo dos programas profissionais, a partir de contribuições originais de pesquisadores sensíveis ao papel da produção do conhecimento na compreensão das inquietações da sociedade contemporânea.

 

Políticas de Seção

Artigos Demanda Contínua

Esta seção é composta por artigos recebidos em demanda contínua, inéditos e autônomos em relação aos dossiês, mas sempre referentes a temas que considerem o foco e o escopo da revista. Cada artigo deverá ter no mínimo 15 e no máximo 25 páginas, incluindo desenhos, figuras, tabelas, fotos e referências.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos de Pesquisas em Programas Profissionais

Esta seção é composta por relatos de pesquisas concluídas em Programas Profissionais. Os relatos devem trazer os objetivos da pesquisa, metodologia adotada e resultados obtidos, com apresentação do produto final ou da URL onde esteja acessívelCada relato propriamente dito deverá ter no máximo 10 páginas (incluídas as referências), podendo ser acrescido de anexos (no máximo mais 4 páginas).  

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Esta seção é composta pela transcrição (ou disponibilização em vídeo) de entrevistas realizadas com pesquisadores ou outros profissionais que preferencialmente discutam sua produção em relação com as inquietações da sociedade contemporânea. Recomenda-se a inclusão de questões que aludam a dimensões interdisciplinares.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

As resenhas não terão título: em seu lugar deve ser indicada a referência completa da publicação resenhada. Estarão referidas a livros publicadas em sua primeira edição em português, nos últimos dois anos e, em sua primeira edição em língua estrangeira, nos últimos cinco anos. Deverão ter no máximo 4 páginas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Tradução

Serão aceitas traduções de textos inéditos para a língua portuguesa, alinhadas com o foco e o escopo da revista, devidamente acompanhadas de autorização da tradução do texto original.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos Dossiê

Esta seção é composta, a cada número, por dossiê inédito com tema de relevância (considerado o foco e o escopo da revista). O tema do dossiê poderá ser proposto pela Comissão Editorial, por membro(s) do Conselho Consultivo ou por pesquisador(es) interessado(s), devidamente justificado e relacionado ao foco e ao escopo da revista. Cada artigo do dossiê deverá ter no mínimo 15 e no máximo 25 páginas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos que compõem os dossiês e os de demanda contínua serão submetidos à aprovação de especialistas reconhecidos nos temas tratados, conforme o sistema "duplo cego" (double blind review), sendo encaminhados a dois pareceristas ad hoc e, se houver divergências nas avaliações, enviados a um terceiro avaliador para deliberação final. Os demais materiais serão apreciados pela Comissão Editorial e pelo Conselho Editorial Consultivo da revista.

 

Periodicidade

Revista eletrônica com periodicidade quadrimestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, de modo a contribuir para a democratização do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

 

Normativas éticas

Embora a Revista PerCursos esteja aberta a acolher produções acadêmicas com diferentes enfoques teórico-metodológicos e variados posicionamentos (que não necessariamente espelharão a posição oficial de sua equipe editorial ou das instituições promotoras do periódico), não serão aceitos, para publicação, textos que contenham afirmações e perspectivas atentatórias a direitos fundamentais consagrados na legislação brasileira e no direito internacional. 

 

Taxas para submissão e publicação de textos

A PerCursos não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download.

 

Próximos dossiês

Temas dos próximos dossiês
 
2019/1 (abril): MEMÓRIA, ÉTICA E REPARAÇÃO 
Submissão: até 18/02/2019
 
2019/2 (agosto): DINÂMICAS NO MUNDO RURAL
Submissão: até 15/04/2019
 
2019/3 (dezembro): PROPRIEDADE INTELECTUAL E CENSURA
Submissão: até 15/07/2019
 
2020/1 (abril): DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS
Submissão: até 03/02/2020