EXPERIMENTALISMO FOTOCLUBISTA: DAS FOTOFORMAS DE GERALDO DE BARROS A DECADÊNCIA URBANA DE CARLOS NAVARRO

Autores

  • Khetllen da Costa Tavares Universidade do estado do Amazonas
  • Luciane Viana Barros Páscoa Universidade do estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234607142015004

Palavras-chave:

Geraldo de Barros , Carlos Navarro , fotoclubes , experimentalismo , modernidade

Resumo

A fotografia clubista tem como tradição o elogio da forma por meio do esmero técnico, contudo durante o período moderno ela passa por constantes tentativas de ressignificação dos fazeres fotográficos, a fim de torná-la mais abrangente. Visando o estudo desse aspecto na contemporaneidade em Manaus, esta pesquisa propôs observar os possíveis diálogos entre os processos criativos de dois fotoclubistas, pelos viés da experimentação. Por meio da análise dos elementos visuais e das possibilidades interpretativas sugeridas na imagem, tendo como base os estudos de Boris Kossoy, Erwin Panofsky e Aby Warburg referentes à iconografia. Assim elegeu-se uma imagem da série Fotorformas de Geraldo de Barros (1923-1998) e outra imagem do ensaio Decadência Urbana de Carlos Navarro (1945-), estes pertencentes a contextos, épocas e lugares distintos. Adiante, observou-se semelhanças e singularidades entre os processos criativos deles, referente a estética, técnica, controle, “erro”, e recepção da obra, possibilitando a reflexão do tema exposto na produção fotográfica contemporânea em Manaus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Khetllen da Costa Tavares, Universidade do estado do Amazonas

Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2013). Tem experiência na área de Artes Visuais, com ênfase em Fotografia Digital. Dedica-se em pesquisar processo criativo na imagem fotográfica, também desenvolve uma produção artística de base fotográfica, por meio desta produz trabalhos hibridos , agregando a linguagem do desenho e da pintura, assim explorando a fotografia de maneira processual, evocando questões de gênero, identidade e cultura popular. Atuou como tutora no Centro de Educação a Distância de Artes Visuais - UFAM (03/2014 a 04/2015), na condição de bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES . Atualmente está como aluna regular no mestrado do Programa de Pós-graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas, desenvolvendo a pesquisa: Fotografia e processos criativos: expressividade e memória na produção fotoclubista em Manaus, sob a orientação da Prof.a Dra. Luciane Viana Barros Páscoa, também estou como bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (05/2015 - ).

Luciane Viana Barros Páscoa, Universidade do estado do Amazonas

Profª. Dra. Luciane Viana de Barros Páscoa, possui graduação em Artes Plásticas (Licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), graduação em Música (Licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutorado em História Cultural pela Universidade do Porto (2006). Atualmente é professora concursada da Universidade do Estado do Amazonas, onde atua como membro permanente do Mestrado em Letras e Artes, e no curso de Música, no qual ocupa as cadeiras de Estética e História da Arte e Filosofia da Arte. Ainda nesta instituição, realiza atividade de pesquisa no Laboratório de Musicologia e História Cultural, no qual coordena a área de projetos, dentre os quais se destacam patrocínios importantes junto a instituições de projeção nacional, como Petrobras, com o projeto Ópera na Amazônia no período da borracha (1850-1910)". É líder do grupo de pesquisa Investigações sobre memória cultural em artes e literatura, do Programa de Pós-graduação em Letras e Artes da UEA. É autora do livro Artes Plásticas no Amazonas: o Clube da Madrugada, Editora Valer (2011) e do livro Álvaro Páscoa: o golpe fundo, Edua (2012). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Estética e História da Arte e Filosofia da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: artes plásticas, estética, Manaus, história da arte, Amazonas, arte luso-brasileira, iconografia musical, iconografia da dança e do espetáculo, iconologia, cultura e representação nos séculos XIX e XX.

Referências

COCCHIARALE, F. Videoarte no Brasil. In GURAN, M. (mediador). [versão para o in- glês Eric Lethbrige]. Foto + vídeo+ arte contemporânea. – Rio de Janeiro: Aeroplano, 2010. Il. Color. – (arte & tecnologia).p.22.

CONFOTO. XXVIII Bienal de arte fotográfica brasileira em preto e branco. Disponí- vel em: < http://confoto.art.br/fotografia/xxviii-bienal-de-arte-fotografica-brasileira

-em-preto-e-branco.html > Acesso em: 05 jul. 2015a.

CONFOTO. XXVIII Bienal de arte fotográfica brasileira em preto e branco. Disponível em: <http://confoto.art.br/fotografia/xxviii-bienal-de-arte-fotografica-brasileira-em

-preto-e-branco/150-liberdade-de-criacao.html > Acesso em: 05 jul. 2015b.

COSTA, H. e SILVA, R. R. da. A fotografia moderna no Brasil: Helouise Costa, Renato Rodrigues da Silva. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

DIEGUES, I. ORTEGAS, E. (org.). Fotografia na arte brasileira séc.XXI / organização Isabel Diegues, Eduardo Ortegas; colaboração Thyago Nogueira, Eduardo Brandrão, Ricardo Sardenberg; [tradução Alberto Dwek, Carolina Alfaro de Carvalho; textos de Janaína Melo, Ricardo Sardenberg]. Rio de Janeiro: Cobojó, 2013.

ENTLER, R. Fotografia contemporânea entre olhares diretos e pensamentos obtusos.

Revista da Faculdade de comunicação e marketing da FAAP, São Paulo, n. 23, p. 62

-75. 1º semestre. 2011.

FAVRE, M. Cronologia. In: FERNANDES JUNIOR, R. (Org.). Sobras: Geraldo de Barros. São Paulo: Cosac Naify, 2006.p.162-174.

FOLHA ONLINE. Obra de russo seduz até a Disney. Disponível em: . Acesso em: 20 jun. 2015a.

FOLHA ONLINE. Igor Stravinsky: contexto histórico. Disponível em: <http://musicaclassica.folha.com.br/cds/19/contexto.html>. Acesso em: 20 jun. 2015b.

FONTCUBERTA, J. O beijo de Judas. Fotografia e verdade. Tradução Maria Alzira Brum Lemos. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2010.

BARROS, Geraldo de. Fotoformas. 2.ed. São Paulo: Cosac Naify, 2006. KOSSOY, B. Fotografia & história. 2. ed.rev. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.

. Os tempos da Fotografia: o efêmero e o perpétuo. 3. ed. Cotia, SP: Ateliê Editorial. 2014.

LIMA, H. E. R. Fotoformas: A máquina lúdica de Geraldo de Barros. 2006.159f. Dis- sertação (Mestrado em Artes) – Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponi- veis/27/27131/tde-13082009-154838/pt-br.php >. Acesso em: 01 maio. 2015.

MEIRA, B. Modernismo no Brasil: Panorama das artes visuais. São Paulo: Ática, 2006. Moderna para Sempre. Produção audiovisual: Caroline Rodrigues; Vídeo: Alícia Peres Fotografia; Edição: Karina Fogaça. São Paulo: Itaú Cultural, 2014. (11 min. 11 seg.) som., color. Port. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=PyW9s50So- Eo >. Acesso em: 20 abr 2014.

Moderna para Sempre. Produção audiovisual: Caroline Rodrigues; Vídeo: Alícia Peres Fotografia; Edição: Karina Fogaça. São Paulo: Itaú Cultural, 2014. (14 min. 9 seg.) som., color. Port. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=e0IwWkvM8Sw >. Acesso em: 20 abr. 2015

NAKAGAMA, R. O retrato e a fotografia. In: SANTOS, J. Interior profundo – Mestre Júlio Santos, fotopintura = The deep within – Mestre Júlio Santos, photo painting/ Júlio Santos – Fortaleza, CE: Tempo D’Imagem, 2012.p.15-17.

NAVARRO, C. A. I. Depoimento manuscrito de Carlos Navarro. Manaus, 14 maio. 2015a. (Depoimento concedido ao autor)

NAVARRO, C. A. I. Processo Criativo. Manaus, 14 maio. 2015b. Registro para pesquisa: Fotografia e processos criativos: expressividade e memória na produção fotoclubista em Manaus. Entrevista concedida ao autor.

PRÄKEL, D; [tradução: Marina Belloli, Ronald Saraiva de Menezes]; [revisão técnica: Rodolpho Pajuaba]. Composição. 2. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.

SANTANA, A. L. A Sagração da Primavera. Infoescola. Disponível em: . Acesso em: 21 jun. 2015.

Downloads

Publicado

2015-12-18

Como Citar

TAVARES, Khetllen da Costa; BARROS PÁSCOA, Luciane Viana. EXPERIMENTALISMO FOTOCLUBISTA: DAS FOTOFORMAS DE GERALDO DE BARROS A DECADÊNCIA URBANA DE CARLOS NAVARRO. Palíndromo, Florianópolis, v. 7, n. 14, p. 004–026, 2015. DOI: 10.5965/2175234607142015004. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/6653. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção aberta