A FOTOGRAFIA E A FENOMENOLOGIA DA MEMÓRIA: Aproximações Entre Dois Princípios de Distanciamento

Autores

  • André Leite Coelho Pontifícia Universidade Católica de São Paulo image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234605092013039

Palavras-chave:

fotografia , Roland Barthes, fenomenologia da memória

Resumo

Este trabalho se detém no livro La chambre claire de Roland Barthes e procura comparar os conceitos de studium e punctum, formulados nesta obra, aos pólos em oposição que definem a faculdade mnemônica humana segundo a fenomenologia da memória descrita por Paul Ricœur. O ponto de contato entre a memória e a imagem fotográfica, por sua vez, encontra-se a partir do princípio de distanciamento implícito em ambas: se a memória, como diz Aristóteles, “é do passado” e depende da distinção temporal entre a lembrança e o objeto ou evento a que a lembrança se refere, a imagem fotográfica, por conta da relação de contiguidade que estabelece com seu referente, também implica na demarcação de um distanciamento temporal entre signo e referente. A partir da verificação de similaridades entre a fotografia e a fenomenologia da memória, pretende-se, finalmente, estabelecer os pontos em comum que ambas as operações possuem em relação ao tempo.

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Publicado

2013-10-08

Como Citar

COELHO, André Leite. A FOTOGRAFIA E A FENOMENOLOGIA DA MEMÓRIA: Aproximações Entre Dois Princípios de Distanciamento. Palíndromo, Florianópolis, v. 5, n. 9, 2013. DOI: 10.5965/2175234605092013039. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/3992. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

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Artigos Seção temática