Hélio Oiticica, Propositor de Práticas: Teoria Crítica sobre o Parangolé, Nova Objetividade e Tropicália

Autores

  • Vaneza Melo
  • Edvana Albuquerque
  • Flávia Pedroso
  • Zimaldo Melo

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234604082012064

Palavras-chave:

teoria crítica , Hélio Oiticica, parangolé, nova objeividade, tropicália , práticas

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo compreender as teorias que nortearam a produção do artista Hélio Oiticica. De acordo com os textos que foram escritos entre 1959 a 1969, Hélio Oiticica foi um dos poucos artistas que teorizou, conceituou, a própria arte. A ideia do artista era fixar questões essenciais no campo da arte. Quanto mais escrevia, mais potencializava sua teoria que irá acompanhar cada obra e invenção. A partir deste estudo, foram levantados pontos teóricos da obra de Hélio Oiticica, notando-se o potencial teórico que foi criado para conceber o que era uma obra de arte. Parangolé, Nova Objetividade e Tropicália foram os textos utilizados para extrair os conceitos filóficos adotados pelo artista. Já do texto de Anne Cauquelin são retirados as possíveis teorias utilizadas por Hélio. São análises do discurso de um artista com a orientação da teoria crítica.

 

 

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Publicado

2013-06-18

Como Citar

MELO, Vaneza; ALBUQUERQUE, Edvana; PEDROSO, Flávia; MELO, Zimaldo. Hélio Oiticica, Propositor de Práticas: Teoria Crítica sobre o Parangolé, Nova Objetividade e Tropicália. Palíndromo, Florianópolis, v. 4, n. 8, 2013. DOI: 10.5965/2175234604082012064. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/3454. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática