Tecnofobia: mudanças tecnológicas e transformações na percepção humana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234606112014098

Palavras-chave:

Novas tecnologias , corpo e máquina , medo de tecnologia , arte e tecnologia

Resumo

Hannah Arendt classifica o fazer humano em três diferentes categorias: trabalho, obra e ação. Este artigo pretende relacionar estas categorizações com o conceito de tecnologia de diversos autores, tais como Cupani, Dias e Epstein, que indicam que o objeto tecnológico é mais abrangente do que aponta o senso comum. Sendo o objeto tecnológico intimamente relacionado aos conceitos de produção de Arendt, evidenciou-se a importância das tecnologias na condição humana, que, segundo a autora, depende principalmente da capacidade de o homem produzir. Conforme este contexto, o texto apresenta uma relação entre homem e máquina, e as relações subjetivas propostas pelo objeto artístico da arte tecnologia, analisando, assim, o quadro em que o homem se relaciona com a máquina em seu ambiente, construindo relações e influências que permeiam toda a cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARENDT, Hannah. A condição humana. 11. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.

BRET, Michel. Apprendre et créer par l’expérimentation interactive. Disponível em: <http://www-inrev.univ-paris8.fr/extras/Michel-Bret/cours/bret/art/2005/appren- dre_et_creer/apprendre_et_creer.htm>. 2005.

CUPANI, Alberto. Filosofia da Tecnologia: Um convite. Florianópolis: Editora da UfSC, 2011.

DIAS, Cristiane. A escrita como tecnologia da linguagem. Coleção Hipers@beres – Livro Digital: Tecnologias de linguagem e produção do conhecimento, Santa Maria, 2009.

EPSTEIN, Isaac. Cibernetica. São Paulo: Ática, 1986. 88p. (Serie Principios ; v.62).

LAFUNAMBULE Virtuelle. São Paulo: Emoção Art.ficial, 2000. Vídeo de internet, P&B. Disponível em: <http://www.emocaoartficial.org.br/en/artistas-e-obras/emocao-3-0/>. Acesso em: 5 abr. 2014.

LEVY, Pierre. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 1996.

MIKKELSON, David P. (Org.). Ban dihydrogen monoxide! Collected via e-mail, 1997. Disponível em: <http://www.snopes.com/science/dhmo.asp>. Acesso em: 3 abr. 2013.

NARDIN, H. O. Objeto e Instalação - Processos de criação e apreciação em artes plás- ticas. In: ENCONTRO CENTRO-OESTE ANPAP, 1., 2000, Goiânia, GO; Anais… Goiânia, GO: ANPAP, 2000.

PLAZA, Julio. ARTE E INTERATIVIDADE: AUTOR-OBRA-RECEPÇÃO, 2000. Disponível em: <http://www.ehu.es/netart/alum0506/Ines_Albuquerque/ARTE E INTERATIVI- DADE.htm>. Acesso em: 25 out. 2013.

POLD, Søren Bro. “Interface Perception: The Cybernetic Mentality and It´s Critics: Übermorgen.com”. In: ANDERSEN, Christian Ulrik; POLD, Søren Bro. Interface Criti- cism. Aesthetics Beyond Buttons. Aarhus University Press, 2011, pp. 91- 113.

SANTAELLA, Lúcia. Por que as comunicações e as artes estão convergindo. São Pau- lo: Paulus, 2005.

SOGABE, Milton. Arte e tecnologia. In: LEÃO, Lúcia. DERIVAS: Cartografias do cibe- respaço. São Paulo: Anna Blume; Senac, 2004. pp. 127-135.

______. Falsa Interface como recurso poético na obra interativa. In: ENCONTRO NACIONAL ANPAP, 2013, Belém. Anais... Belém: ANPAP, 2013. pp. 2276-2282.

VASCONCELLOS, Maria José Esteves de. Pensamento Sistêmico: O novo paradigma da ciência. 7a edição Campinas, SP: Papirus, 2002.

Downloads

Publicado

2014-07-31

Como Citar

BORN, Rodrigo. Tecnofobia: mudanças tecnológicas e transformações na percepção humana. Palíndromo, Florianópolis, v. 6, n. 11, p. 98–113, 2014. DOI: 10.5965/2175234606112014098. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/2175234606112014098. Acesso em: 29 mar. 2024.