Museu como ferramenta, história da arte como discurso

Autores

  • Mariana Estellita Lins Silva Federal University of Rio de Janeiro image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234612262020208

Palavras-chave:

museu, história da arte, estrutura, discurso

Resumo

Pretendemos construir reflexões sobre a relação entre museu e história da arte, a partir da perspectiva da construção de discursos. Para tanto traremos discussões sobre o museu – assim como o arquivo e a biblioteca – a partir de autores como Michel Foucault e Jacques Derrida, que abordam essas instituições como sendo legitimadas a afirmar narrativas. Em seguida buscaremos sustentar por um lado a relação entre estrutura, meio e modernidade; e por outro lado a sua transformação para o pós-estruturalismo, a dissolução do meio específico para a obra de arte e a pós modernidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Estellita Lins Silva, Federal University of Rio de Janeiro

Mariana Estellita é Museóloga, mestre e doutoranda em História e Crítica de Arte pelo Programa de Pós Graduação em Artes Visuais - PPGAV/EBA/UFRJ. Como pesquisadora atua principalmente na interface entre museologia e arte contemporânea.

Referências

BELTING, Hans. O fim da história da arte: uma revisão dez anos depois. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

DANTO, Arthur. Após o Fim da Arte. A arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Odysseus, Edusp, 2006.

DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

DUARTE, Alice. Nova Museologia; os pontapés de saída de uma abordagem ainda inovadora. In: Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio – PPG-PMUS Unirio | MAST - vol. 6 no 1 – 2013.

FREIRE, Cristina. Poéticas do processo: arte conceitual no museu. São Paulo: Iluminuras, 1999.

FOSTER, Hal ; KRAUSS, Rosalind ; BOIS, Ive-Alain ; BUCHLOH, Benjamin. Art since 1900. Modernism, antimodernism, postmodernism. Londres: Thames & Hudson, 2014.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France pronunciada em 02 de dezembro de 1970. São Paulo: Edições Loyola, 2013.

GREEMBERG, Clemment. Rumo a um mais novo Lacoonte. In: COTRIM, C.; FERREIRA, G. Clemente Greenberg e o debate crítico. Rio de Janeiro: Zahar/FUNARTE, 1997.

KRAUSS, Rosalind. A escultura no campo ampliado. Rio de Janeiro: Arte Ensaios n°17, p.128 – 137. 2005

PREZIOSI, Donald. Epilogue. The Art of Art History. Oxford University Press 1998. Canada.

VERGO, Peter. The New museology. 1989 , Reaktion Books. London EC1V ODX, UK

VOLK, Tyler. Metapatterns: acros space, time, and mind. Columbia. Columbia University Press, 1995.

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

SILVA, Mariana Estellita Lins. Museu como ferramenta, história da arte como discurso. Palíndromo, Florianópolis, v. 12, n. 26, p. 208–226, 2020. DOI: 10.5965/2175234612262020208. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/10477. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção aberta