Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Revista Palindromo - ISSN: 2175-2346 

Esta é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) do Centro de Artes da Universidade Estadual de Santa Catarina. Desenvolvida desde 2004, inicialmente na versão impressa e depois eletronicamente a partir de 2009. É uma revista digital sem fins lucrativos, projetada para ser um veículo para a disseminação da pesquisa e produção de conhecimento, devidamente instalada na plataforma System. Publicação de Revista Eletrônica (SEER). Atualmente, possui Qualis B1 em Artes. 

Palíndromo é uma palavra de origem grega que indica o que pode ser lida em uma direção e também na direção oposta, de trás para frente. Ao contrário da ordem e das normas pré-estabelecidas, a pesquisa em/sobre as artes visuais refere-se não apenas a normas negadas, pois exige constante revisão de dados, processos e reorganização de idéias, acolhendo o que pode ser pensado como tráfego e cruzamento. 

A revista recebe artigos inéditos de autores brasileiros e estrangeiros que abordam temas da área de Artes Visuais, resultantes de pesquisas sobre Processos Artísticos Contemporâneos, Ensino de Arte e História e Teoria e Arte da Arte (Crítica de Arte). 

É publicada a cada quatro meses, com artigos INÉDITOS no Brasil, desde que aprovados pelo Conselho Editorial e atendam às normas indicadas na convocação. Excepcionalmente, artigos de autores brasileiros e estrangeiros publicados anteriormente em livros e revistas com circulação restrita no Brasil podem ser publicados. O envio é ABERTO e GRATUITO o ano todo, com fluxo contínuo. 

A gestão editorial é realizada por professores de cada uma das linhas de pesquisa que compõem o PPGAV e atualmente é representada pela Prof. Dra. Mara Rubia Sant'Anna, Prof. Dra. Sandra Maria Correia Favero e Prof. Dra. Luana M. Wedekin. O Conselho Editorial é formado por professores de diferentes universidades brasileiras e internacionais.

 

 

Políticas de Seção

Artigos

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos Seção aberta

Constitui-se de um conjunto de artigos relativos à área de Artes, originais; excepcionalmente serão aceitos artigos já publicados em outros suportes, desde que mencionada a fonte e justificada, em nota de rodapé, as razões de sua reprodução.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos Seção temática

Constitui-se de um conjunto de artigos originais que tratam das temáticas previamente definida pelos Editores da Palíndromo. Excepcionalmente são aceitos artigos já publicados em outros suportes, desde que mencionada a fonte e justificada, em nota de rodapé, as razões de sua reprodução.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Tradução

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Proposições, registros e relatos artísticos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Apresentação

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Expediente

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista Palíndromo adota um sistema de avaliação cega por pares (parceria ad hoc), e cada artigo é submetido a pelo menos dois avaliadores. Eles terão até três (3) semanas para emitir parecer, com possibilidade de prorrogação por mais uma (1) semana, desde que a opinião seja expressa.

Os editores se reservam o direito a rejeitar as submissões com conteúdo significativamente similar (plágio) a outras obras publicadas. Os artigos são submetidos à análise a partir do software iThenticate de controle de similaridade. 

Os revisores são escolhidos entre os membros do conselho editorial e, em casos isolados, os editores da revista também podem escolher revisores ad hoc específicos das Artes Visuais e / ou campos relacionados, seguindo o critério de afinidades temáticas, observado nos registros de trabalho, pesquisa e outras experiências em seus currículos na Plataforma Lattes.

 

DIRETRIZES PARA AVALAIÇÃO: 

A publicação de artigos está condicionada a, no mínimo, dois pareceres de membros do Conselho Editorial ou de colaboradores ad hoc num processo de avaliação às cegas, respeitando-se a porcentagem de 75% dos parceristas serem membros externos à instituição e/ou país.

A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos sua contribuição à Arte e à linha editorial da Revista, a originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica.

A Revista PALÍNDROMO adota a seguinte política de avaliação:

1 - Registro do recebimento do trabalho via sistema de submissão online.

2 - Avaliação, pela Equipe Editorial, quanto ao cumprimentos das Normas da Revista.

2.1 - Caso hajam correções a serem feitas, a Equipe Editorial encaminhará aos autores uma solicitação acompanhada de um formulário com os itens que necessitam de revisão/correção.

2.2 - Caso o trabalho submetido não cumpra os critérios mínimos especificados nas Normas da Revista, o mesmo será devolvido aos autores, com apresentação da devida justificativa de devolução.

3 - Encaminhamento para avaliação dos pareceristas.

  • a) Avaliar se o trabalho apresenta uma contribuição original e inédita para o campo de pesquisa específico;
  • b) Considerar se o trabalho, necessariamente, enquadra-se na linha editorial da revista;
  • c) Avaliar a originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica;
  • d) Apresentar correção de linguagem;
  • e) Atender as normas da ABNT para citação, referências bibliográficas, resumo, entre outras;

 4 - Análise e confrontação dos pareceres:

4.1 - Os artigos ou resenhas com pareceres favoráveis (aprovados sem restrições ou com restrições) são encaminhados para a coordenação da Equipe Editorial que encaminhará ao(s) autor(es) os pareceres e as solicitações de correções indicadas pelos pareceristas.

4.2 - Os artigos e/ou entrevista com um parecer favorável e outro contrário (uma aprovação e uma rejeição) são encaminhados para um terceiro parecerista, para desempate.

4.3 - Os artigos com dois pareceres contrários (rejeitados) serão diretamente recusados.

4.4 - O aceite final e o agendamento da publicação do artigo, relato de experiência ou entrevista ocorrerão apenas após o recebimento do texto corrigido (caso requerido), pela Equipe Editorial.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

I - Os artigos submetidos são avaliados por pares acadêmicos, aos quais se garante o anonimato (revisão por pares duplo-cego/double blind review).

II - Os editores se reservam o direito a rejeitar as submissões com conteúdo significativamente similar (plágio) a outras obras publicadas. Os artigos são submetidos à análise a partir do software iThenticate de controle de similaridade.

III - A Revista é editada com recursos da Universidade do Estado de Santa Catarina e NÃO HÁ COBRANÇA DE TAXAS para submissão, avaliação ou publicação de artigos (no charges).

IV - O tempo médio previsto para o processo avaliativo (considerando desde o recebimento, avaliação e aprovação final do artigo) é de 6 meses. Em casos específicos, este período pode ser encurtado ou alargado.

 

 

 

Periodicidade

FREQUÊNCIA DE PUBLICAÇÃO

A Revista Palíndromo é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) do Centro de Artes Udesc (Universidade Estadual de Santa Catarina).

 

 

Política de Acesso Livre

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

 

Esta revista fornece acesso aberto ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que o fornecimento de conhecimento científico gratuito ao público permite uma maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

 

SEÇÕES E SUAS POLÍTICAS

A revista publica artigos inéditos de autores brasileiros e estrangeiros que abordam temas da área de Artes Visuais, resultantes de pesquisas sobre processos artísticos contemporâneos, ensino de arte e teoria e história da arte. Excepcionalmente, artigos de autores brasileiros ou estrangeiros publicados anteriormente em livros e revistas com circulação restrita no Brasil podem ser publicados.

As submissões e todas as etapas do processo de avaliação são totalmente gratuitas.

 



 

MISSÃO

A missão da Palíndromo é promover a difusão da reflexão sobre as artes visuais, incluindo pesquisas em História, Teoria e Crítica de Arte, bem como processos artísticos contemporâneos, através da publicação de artigos de excelência inéditos produzidos por pesquisadores nacionais e internacionais, contribuindo para o aprofundamento desses campos do conhecimento.

 



 

PRINCÍPIOS ÉTICOS

As opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada pelos responsáveis ou seus representantes.