Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista ORFEU?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

(http://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/information/authors)

Artigos (Dossiê e Temática Livre)

Os artigos deverão ser inéditos e encaminhados com a seguinte formatação:

  • Tamanho: 6.000 a 12.000 palavras (sem incluir título geral, resumo, palavras-chave e referências)
  • Formato: .doc ou .rtf (até 5Mb).
  • Margens: esquerda, direita, superior e inferior de 2,5 cm.
  • Fonte: Times New Roman, tamanho 12.
  • Parágrafo: espaçamento 1,5; alinhamento justificado.

Os trabalhos devem seguir os critérios da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Durante a edição, serão adaptados ao projeto e formato editorial da Revista Orfeu.

Texto: a primeira página do artigo deve conter:

  • Título, resumo e palavras-chave apresentados na língua utilizada no artigo; para trabalhos em português e espanhol incluir título, resumo e palavras-chave em inglês e para trabalhos escritos em inglês, incluir título, resumo e palavras-chave em português.
  • Resumo contendo campo de estudo, objetivo, metodologia, resultados e conclusões com cerca de 150 palavras, formatado em fonte Times New Roman 12, espaçamento simples, alinhamento justificado.
  • Palavras-chave: de três (3) a cinco (5), alinhamento à esquerda.

Seções: no caso de subdivisão do texto em seções, os títulos das mesmas deverão ser escritos em negrito (fonte Times New Roman 12).

Referências: As indicações das fontes entre parêntesis, seguindo o sistema autor-data, devem ser estruturadas da seguinte forma: 

  • Uma obra, com um autor: (MEYER, 1994, p.15)
  • Uma obra, com dois autores (ou três): (COHEN; MANION, 1994, p.30)
  • Uma obra, com mais de três autores: (MOURA et al., 2002, p.15-17)

Citações: Citações com menos de três linhas devem ser inseridas no texto e colocadas entre aspas duplas (aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação), seguidas pela indicação da fonte, de acordo com o sistema autor-data. Citações que excederem três linhas devem ser colocadas em destaque, com recuo a 4 cm da margem esquerda, seguidas pela indicação da fonte de acordo com o sistema autor-data (sem aspas, fonte 11, espaço simples). Citações de obras em língua estrangeira devem aparecer traduzidas no texto, sendo o original apresentado em nota de rodapé, caso considere necessário.

Notas: todas as notas deverão ser numeradas e aparecer no pé de página (usar comando automático do processador de textos : Inserir/Notas).

Figuras, diagramas, quadros, tabelas, áudio e vídeo:

Figuras devem ser inseridas no corpo do texto, com a devida numeração (por exemplo, Fig. 1 ou Fig. 2 e 3) e acompanhadas de legenda sucinta e elucidativa com extensão máxima de 3 linhas (Times New Roman 10, espaço simples, inserida abaixo da ilustração). Após a aprovação do artigo, as imagens poderão ser solicitadas separadamente em arquivo .jpeg ou .tiff, com resolução mínima de 300 dpi.

Tabelas e quadros devem ser inseridos no texto com a devida numeração (por exemplo, Tab. 1 ou Tab. 2 e 3) e acompanhados de legenda sucinta e elucidativa com extensão máxima de 3 linhas (Times New Roman 10, espaço simples, inserida abaixo da ilustração). No corpo do texto deve ser indicado o lugar das tabelas, fazendo-se uso do mesmo símbolo.

Arquivos de som (no formato ".mp3") são aceitos e deverão ser inseridos no corpo do texto. Arquivos de vídeo poderão ser aceitos após contato prévio.

De modo a proteger o anonimato no processo de avaliação, no trabalho não deverá constar o nome do(s)/da(s) autores/as, assim como o nome da instituição onde desenvolve(m) atualmente suas atividades. Não deverá ser feita nenhuma outra referência ao nome do/da autor/a no corpo do texto, nos cabeçalhos ou notas de rodapé.

A versão final do artigo deverá conter:

  • Nome(s) completo(s) do(s) autor(es) (Times New Roman 12, itálico, alinhamento à direita), seguido por instituição de vínculo e e-mail (Times New Roman 10, itálico, alinhamento à direita);
  • Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).

 

Os trabalhos devem ser encaminhados através do recurso "Submissões
Online", encontrado na própria página da revista, devendo ser preenchidos todos os campos de informações requeridas. No campo "Resumo da Biografia" deverá ser fornecido Curriculum Vitae resumido com cerca de 120 palavras. Tais informações serão incluídas na revista, por ocasião de sua publicação, quando for o caso.

 

 

Traduções

As submissões de traduções serão avaliadas pelo corpo editorial e não estarão sujeitas às limitações de tamanho estabelecidas para os artigos.

Os originais devem ser encaminhados para a comissão editorial com as mesmas características de formatação dos artigos.

Questões referentes aos direitos de publicação serão analisadas para cada caso.

 

Resenhas e Entrevistas

As resenhas devem ter entre 1.000 e 2000 palavras e as entrevistas entre 3.000 e 5.000 palavras.

Os originais devem ser encaminhados para a comissão editorial com as mesmas características de formatação dos artigos.

 

Estreias

A sessão Estreias é um espaço para publicação de peças (partituras) que foram estreadas recentemente, incluindo um texto sobre a obra, vídeos e fotos, se necessário.

 

Dossiê


Link para os Dossiês:

Link para submissões:
 
Lembramos que Artigos (com temática livre), Traduções, Resenhas e Entrevistas, e Estréias, recebem submissões em regime de fluxo contínuo.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.