O audiovisual como ferramenta pedagógica e produção artística no contexto de uma licenciatura em Educação do Campo

Cicero da Silva, Leon de Paula, Marcus Facchin Bonilla

Resumo


Neste artigo, descrevemos os processos, apresentamos resultados e traçamos uma análise sobre a produção de material audiovisual usado como ferramenta pedagógica na disciplina Seminário Integrador II, em uma turma do curso de Licenciatura em Educação do Campo: Linguagens e Códigos – Artes Visuais e Música, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Tocantinópolis. Para situar o leitor, fazemos um breve histórico e apresentamos os conceitos de Educação do Campo e de Pedagogia da Alternância que juntas formam a base pedagógica do curso. Essa experiência resultou na produção de 20 audiovisuais produzidos pelos alunos, os quais compuseram a I Mostra de Vídeos de 1 Minuto realizada no campus de Tocantinópolis no ano de 2015. Os resultados também mostraram que essa proposta de atividade serviu como um importante mediador de aprendizado, imbricando conteúdos, processos criativos e produção artística num mesmo objeto.

 

Palavras-chave: Arte; Ensino; Pedagogia da Alternância.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5965/2358092515152016016