O ouvido absoluto e o ouvido relativo: vantagens e desvantagens dentro da educação musical

Autores

  • Claudia Mara Damian

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092504042006103

Resumo

.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AIRES, Margarida de Mello et all . Funções superiores do sistema nervoso central/O aprendizado e a memória In: Fisiologia Rio de Janeiro: E. Guanabara Koogan, 1991 pp. 341- 353.

BEYER, Esther. A Abordagem Cognitiva em Música: Uma crítica ao ensino de música, a partir da teoria de Piaget. Porto Alegre: UFRGS/FACED, 1988. Dissertação de mestrado pp. 60-65.

CARNEIRO, Lúcia Helena. O Processamento de informação de alturas na leitura de exercícios melódicos não conhecidos, um estudo (mestrado em música) - Instituto de Artes, UFRGS, 1992 pp. 10-16.

DAVIDSON, Jane W., HOWE, Michael J. A., and SLOBODA, John A.. Is everyone musical? - Target paper. In: The Psychologist. England, 1994 pp. 349-354.

DIXON, W. & BURNS, E. D.. Absolute pitch In: The Psychology of Music. EUA: Academic Press, 1982 pp. 431-449.

GAINZA, Violeta H. de. El oído absoluto y el relativo como funciones innatas complementarias, del oído musical del hombre In: Fundamentos, materiales y tecnicas de la educacion musical. Buenos Aires:Ricordi, 1977pp.55-59.

GARDNER, Howard. Inteligência musical In: Estruturas da mente, trad. de Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994 pp. 78-99.

GIELOW, Igor. Garoto perde metade do cérebro, volta a falar e a frequentar a escola. Folha de São Paulo, 02.06.1996, caderno 5 p. 16.

MICHELS, Ulrich. Fisiologia del oído/organo de la audición, processo de la audición y Psicologia de la audición/ Fenomenos de la audición, disposiciones del oído In: Atlas de Música I., Madrid: Alianza, 1994 7ª ed. pp. 19-21.

PIERCE, John R.. Oídos para oír In: Los sonidos de la musica, EUA: Labor, 1983 pp. 95-103.

SCHMIDT, L. M.. Refutando o mito do "ouvido musical"como um dom inato In: Pedagogia musical histórico-crítica: o desafio de uma compreensão da música através da educação escolar. Florianópolis: UFSC, 1995 Dissertação de mestrado pp. 80-90.

SLOBODA, John A.. Talent, motivation, background and success In: Music Psichology. F. Evers et al. Van Gorenm: Netherlands s/d.

Downloads

Publicado

2012-05-13

Como Citar

DAMIAN, Claudia Mara. O ouvido absoluto e o ouvido relativo: vantagens e desvantagens dentro da educação musical. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 4, n. 1, p. 103–114, 2012. DOI: 10.5965/2358092504042006103. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/2658. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos