Educação musical e formação de professores de Música na Argentina

Gislene Marino Costa, Júlio Emílio Diniz-Pereira

Resumo


Resumo: Este artigo baseia-se em estudos sobre formação de professores de Música na Argentina que estão sendo desenvolvidos no Doutorado Latino-americano em Educação (FAE/UFMG). O texto apresenta algumas leis e políticas educativas argentinas, a partir dos anos de 1990, e seus impactos na educação musical escolar e na formação de professores. Expõe aspectos do ensino de Música dentro do Sistema Educativo Nacional argentino, no qual a música integra a modalidade Educação Artística, juntamente com a dança, o teatro e as artes visuais, estando presente da educação infantil ao ensino superior. O texto traz a caracterização dos modelos de formação docente (MATEIRO, 2010; ARÓSTEGUI, 2010) e dos modelos de educação musical (SHIFRES e GONNET, 2015) encontrados em países latino-americanos e, finalmente, trata da formação de professores de música na Argentina, descrevendo o sistema formador e apontando os principais desafios.

Palavras-chave: Políticas educativas; Educação musical escolar; Formação de professores de Música na Argentina.


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DOI: http://dx.doi.org/10.5965/2358092520202018026

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