AS COM(POSIÇÕES) DO PROFESSOR-ARTISTA-PESQUISADOR: DAS VIAS DE FORMAÇÃO À PERFORMANCE PROFESSORAL

Autores

  • Anyelle Caroline Cordeiro Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092520202018115

Palavras-chave:

professor-artista-pesquisador, representação social, posição professoral

Resumo

Esse artigo almeja analisar e convidar à reflexão de alguns aspectos do professor-artista-pesquisador e sua composição. Apresentam-se traços comparativos entre a essência contemporânea de Arte e do “ser professor-artista” baseado em Capra e Loponte, e a proposição de Nóvoa quanto à “posição do professor”. Entrelaço alguns modos de formação continuada nas dimensões de pesquisa e extensão, inserções profissionais em vias formais e não formais de educação com práticas desenvolvidas nos espaços da Universidade Estadual de Maringá e comunidade externa, buscando analisar a questão da “performance”, fundamentada em Castanheira e Schechner. Aborda-se também o cenário das Políticas Públicas que atravessam as interfaces de “professor”, “artista” e “pesquisador” no ano de 2018. Conclui-se ser modos de ação política as múltiplas vias de atuação em consonância com os processos formativos, e atualização dos modos de performar a identidade profissional, que equivale ao exercício de encontrar estratégias de posicionamento professoral, social, e político. 

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Biografia do Autor

Anyelle Caroline Cordeiro, Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá (UEM):

Programa  Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid): Interdisciplinar - Artes Cênicas e Música (2014-2016) - Bolsista Capes

- Graduação Artes Cênicas - Licenciatura em Teatro (2012-2016)

- GP: "Poética Cênica Contemporânea: do corpo à cena"  (Departamento de Música - DMU)(2017 - presente)

- Projeto de extensão: "Pluralidades(Em)Cena - ministrante (Departamento de Educação Física - DEF) (2017 - presente)

Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi):

- Especialização: Arte e Educação (2017-2018)

- Especialização: Gestão Escolar (2017 - 2018)

 

Coletivo Artístico (Si)Mento Urbano:

- Atriz e Performer (Registro Profissional Nº 0031039/PR - Atriz)

 

Associação Artística Passantes e Pensantes - Maringá -PR:

- Corpo docente: Teatro 

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Publicado

2018-12-28

Como Citar

CORDEIRO, Anyelle Caroline. AS COM(POSIÇÕES) DO PROFESSOR-ARTISTA-PESQUISADOR: DAS VIAS DE FORMAÇÃO À PERFORMANCE PROFESSORAL. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 20, n. 2, p. 115–135, 2018. DOI: 10.5965/2358092520202018115. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/13515. Acesso em: 19 abr. 2024.