No caminho da formação docente em música: descobrindo saídas, criando estratégias, tornando-me professora

Autores

  • Nicole de Mello Penteado Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092519192018140

Palavras-chave:

memorial de formação, formação docente inicial, música na educação infantil

Resumo

Este trabalho buscou discutir meu processo de formação inicial como educadora musical, a partir de minha atuação no estágio supervisionado em música. A escolha pela temática se deu em decorrência da significativa presença de registros e reflexões presentes nos relatórios de aula do estágio a respeito de meu desenvolvimento acadêmico e pedagógico, bem como em função de minha história de vida pregressa. Sendo assim, selecionei alguns aspectos que se mostraram relevantes em minha formação, para discutir no trabalho. Para isso, lancei mão do referencial teórico-metodológico Memorial de Formação (SARTORI, 2011; SEVERINO, 1997; PRADO e SOLIGO, 2005). Os resultados dessa reflexão indicam que a escrita reflexiva possibilitou narrar experiências, revelar ideias e refletir sobre minha formação docente, incorporando uma postura reflexiva em minha prática como educadora musical.

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Publicado

2018-10-20

Como Citar

PENTEADO, Nicole de Mello. No caminho da formação docente em música: descobrindo saídas, criando estratégias, tornando-me professora. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 140–164, 2018. DOI: 10.5965/2358092519192018140. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/13090. Acesso em: 28 mar. 2024.