As representações sociais de professores quanto ao ensino de Música mediado por Tecnologias

Autores

  • José Magnaldo de Moura Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
  • Juciane Araldi Beltrame Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092519192018165

Palavras-chave:

formação de professores, tecnologias, representações sociais

Resumo

Este trabalho buscou analisar quais as representações sociais de professores de música sobre ensino de música mediado por tecnologias. Como fonte de dados dessas representações sociais analisamos os formulários de inscrição dos professores inscritos no curso de extensão “Diálogos e conexões sobre educação musical e tecnologias”, tendo como base seu perfil e em específico suas perspectivas sobre o que pretendem aprender no curso. A partir da realização desse trabalho tivemos ideia do quanto são diversificadas as representações sociais dos participantes do curso sobre o que é trabalhar com o ensino de música mediado por tecnologias. De modo geral podemos destacar 8 representações sociais divergentes, mas que dialogam entre si formando uma representação social coletiva dos professores de música participantes do referido curso.

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Biografia do Autor

José Magnaldo de Moura Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016), possui licenciatura em música pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2013). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de música em múltiplos contextos, formação de professores de música e educação musical mediada por tecnologias. Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Juciane Araldi Beltrame, Universidade Federal da Paraíba

Docente do Departamento de Educação Musical da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) desde novembro de 2009. Docente no curso de Graduação em Música da Universidade Estadual de Maringá (UEM) de agosto de 2006 a novembro de 2009. Doutora em Música - Música e Educação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestre em Música - Educação Musical - pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Medotologia do Ensino da Arte pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Licenciada nos cursos de Licenciatura em Música da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP) e Educação Artística pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Co-autora do livro ?Hip Hop: da rua para escola? (editora Sulina). Atua na área de Educação Musical nas temáticas: práticas musicais de DJs, música eletrônica, hip hop, formação docente, educação musical e tecnologia, educação musical online.

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Publicado

2018-10-20

Como Citar

ARAÚJO, José Magnaldo de Moura; BELTRAME, Juciane Araldi. As representações sociais de professores quanto ao ensino de Música mediado por Tecnologias. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 165–183, 2018. DOI: 10.5965/2358092519192018165. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/13086. Acesso em: 28 mar. 2024.