O drama como proposta metodológica para contribuição crítica e social do educando

Autores

  • Gilmar Magalhães Universidade Estadual do Paraná/UNESPAR, campus de Curitiba II.
  • Robson Rosseto Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, campus de Curitiba II

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092519192018196

Palavras-chave:

drama , professor-personagem , estímulo composto

Resumo

Este artigo busca examinar a metodologia do Drama, fundamentado nos estudos de Beatriz Cabral, com vistas ao desenvolvimento do educando em sua formação crítica e social. Um processo dramático foi desenvolvido, com base na obra clássica Romeu e Julieta de William Shakespeare com uma turma de adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A proposta utilizou especialmente duas estratégias do Drama para o envolvimento dos participantes: professor-personagem e estímulo composto. Ao longo da experiência, constatou-se a importância de o professor propor desafios e criar novos espaços criativos que propiciem o engajamento do educando, bem como o potencial pedagógico do Drama para a construção de um conhecimento crítico e reflexivo.

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Biografia do Autor

Gilmar Magalhães, Universidade Estadual do Paraná/UNESPAR, campus de Curitiba II.

Graduado em Licenciatura em Teatro pela Universidade Estadual do Paraná/UNESPAR, campus de Curitiba II. Educador social no Centro Social Marista Ecológica, em Almirante Tamandaré/Paraná. 

Robson Rosseto, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, campus de Curitiba II

Doutor em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP e Mestre em Teatro pela Universidade Estadual de Santa Catarina-UDESC. Professor do Curso de Licenciatura em Teatro, da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, Campus de Curitiba II.

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Publicado

2018-10-20

Como Citar

MAGALHÃES, Gilmar; ROSSETO, Robson. O drama como proposta metodológica para contribuição crítica e social do educando. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 199–212, 2018. DOI: 10.5965/2358092519192018196. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/12357. Acesso em: 20 abr. 2024.