O futuro do teatro pode nascer também nos canteiros de obras de uma escola

Margareta Niculescu

Resumo


O estudo analisa a experiência da autora como pedagoga teatral e diretora do teatro de bonecos em dois momentos importantes de sua trajetória profi ssional e artística. O primeiro quando fundou e dirigiu o Estúdio do Marionetista em Bucareste — Romênia entre os anos de 1972-1976. O segundo momento se refere às suas atividades como criadora e diretora da Escola Nacional Superior das Artes da Marionete — ENSAM — em Charleville — Mézières, França, em 1987. O texto destaca distintos caminhos a serem trilhados para a formação do ator animador. Refl ete sobre o ensino pautado em princípios da transmissão de saberes herdados; o ensino centrado na experimentação e opções pessoais do aluno; e a escola superior. Mais do que dar respostas prontas e defi nitivas o estudo objetiva questionar, instigar e fazer perguntas sobre a formação profi ssional no campo complexo da arte do teatro de animação.

Palavras-chave: Formação Profi ssional; Escola de Teatro; Teatro de Animação.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5965/2595034701062009013

Direitos autorais 2018 Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

INDEXADORES, DIRETÓRIOS E BASES DE DADOS: