A Indústria de Confecção do Vestuário de Pato Branco: Aspectos de Gestão, Design, Caracterização de Matérias-Primas e Geração de Resíduos Têxteis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x10202017023

Palavras-chave:

indústria, vestuário, resíduos têxteis

Resumo

Esta pesquisa possui como foco a indústria de confecção do vestuário no município de Pato branco, evidenciando aspectos relativos à gestão, design, caracterização de matérias-primas e geração de resíduos. No presente estudo foi realizado um diagnóstico junto às empresas, com o intuito de obter informações referentes aos perfis das mesmas, destacando as formas de gestão, design e desenvolvimento de produto, matérias-primas utilizadas e geração de resíduos têxteis. Tais empresas caracterizam-se como empreendimentos de micro e pequeno porte, atuando em diferentes segmentos de mercado, com forte tendência a produção de uniformes profissionais. Em consequência disso, grande parte dos resíduos gerados é constituída por retalhos de malha. Neste sentido, uma alternativa para o reaproveitamento destes resíduos poderia contribuir tanto do ponto de vista ambiental por meio de um melhor direcionamento destes, como economicamente, uma vez que poderiam ser voltados para a produção de produtos de maior valor agregado.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Mesacasa, Federal Institute of Rio Grande do Sul

Possui Graduação em Moda - Habilitação em Estilismo (2003) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Especialização em Moda, Criação e Produção (2005) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), e Mestrado em Desenvolvimento Regional (2012) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Doutoranda em Design pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente efetiva dos Cursos Técnicos em Modelagem do Vestuário, Concomitante em Produção de Moda e Superior de Tecnologia em Design de Moda do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Erechim. Tem experiência na área de Design de Moda, com ênfase em Desenvolvimento de Produto, Desenho, Materiais e Processos Têxteis e Ecodesign.

Mario Antônio Alves da Cunha, Federal University of Technology – Paraná

Possui Doutorado em Biotecnologia Industrial pela Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo (2006), mestrado em Ciências de Alimentos (2002) e especialização em Bioquímica Aplicada pela Universidade Estadual de Londrina. Graduado em Química Industrial (1998) e Técnico Químico (IFESUL-1990). É professor do departamento de Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco. Atua como docente e orientador nos programas de Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos (Campus Pato Branco) e Mestrado em Biotecnologia (Campus Dois Vizinhos). Na área administrativa atuou como Coordenador do Curso Técnico Integrado em Alimentos, Coordenador do Programa de Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos e Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação. Atua como avaliador Ad Hoc da Fundação Araucária. Tem experiência na área de Tecnologia de Bioprocessos e Ciência e Tecnologia de Alimentos, atuando no campo da Biotecnologia Industrial e Bioprocessos com ênfase nos seguintes temas: produção e caracterização de biomacromoléculas (glucanas extracelulares), conversão de biomassa, imobilização de biocatalisadores e aproveitamento de resíduos e materiais de baixo custo para produção de produtos de interesse.

Referências

CHATAIGNIER, G. Fio a fio: tecidos, moda e linguagem. São Paulo: Estação das letras e Cores, 2009.

CHIAVENATO, I. Empreendedorismo: Dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Saraiva, 2005.

COBRA, M. Marketing & moda. São Paulo: Editora Senac: Cobra Editora & Marketing, 2007.

CORRÊA, H. L. Administração de Produção e Operação: manufatura e serviços – uma visão estratégica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

CURY, A. Organização e métodos: Uma visão holística. 6a ed. São Paulo, SP: Atlas S.A., 1995.

FURTADO, M. B. Síntese da economia brasileira. 5. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1988.

INSTITUTO PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL (IPARDES). Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral. Caderno Estatístico Município de Pato Branco. Curitiba: IPARDES, 2011. Disponível em: < http://www.ipardes.gov.br/cadernos/Montapdf.php?Municipio=85500&btOk=ok> Acesso em 29/07/2011.

INSTITUTO PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL (IPARDES). Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral. Identificação e Mapeamento das Aglomerações produtivas do Paraná: Atualização 2008. Curitiba: IPARDES, 2009. Disponível em: <http://www.ipardes.pr.gov.br/biblioteca/docs/mapeamento_aglomeracoes_produtivas.pdf> Acesso em 26/10/2011.

JONES, S. J. Fashion design: manual do estilista. São Paulo: Cosac & Naify, 2005.

JURAN, J.M. A Qualidade desde o Projeto – os novos passos para o planejamento da qualidade em produtos e serviços. São Paulo: Pioneira, 1997.

LEE, M. Eco chic: o guia de moda ética para a consumidora consciente. São Paulo: Larousse do Brasil, 2009.

PEZZOLO, D. B. Tecidos: história, tramas, tipos e usos. 2. ed. São Paulo: Senac, 2009.

RECH, S. R. Moda: por um fio de qualidade. Florianópolis: UDESC, 2002.

RIBEIRO, L. G. Introdução a tecnologia têxtil I. Rio de Janeiro: Senai/Cetiqt, 1984.

SAQUET, D. B. A expansão da indústria de confecções no Sudoeste do Paraná. Geosul: Florianópolis, v. 23, n. 46, p 55-78, jul./dez. 2008.

SINVESPAR. Diagnóstico das indústrias do vestuário do Paraná. 2008. Disponível em: < http://www.sinvespar.com.br/conteudo/diagnostico_pr.asp>. Acesso em 15/04/2010.

SINVESPAR. APL moda masculina sudoeste do Paraná: plano de desenvolvimento: o arranjo produtivo local de moda mas¬culina do sudoeste do Paraná. 2006. Disponível em: <http://www.sinvespar.com.br>. Acesso em 15/04/2010.

SLACK, N. et al. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 1997.

TREPTOW, D. Inventando moda: planejamento de coleção. Brusque: Dóris Treptow, 2005.

Downloads

Publicado

2017-06-23

Como Citar

MESACASA, Andréia; CUNHA, Mario Antônio Alves da. A Indústria de Confecção do Vestuário de Pato Branco: Aspectos de Gestão, Design, Caracterização de Matérias-Primas e Geração de Resíduos Têxteis. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 10, n. 20, p. 023–047, 2017. DOI: 10.5965/1982615x10202017023. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/9554. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Variata