Moda e masculinidade: breves apontamentos sobre o homem dos séculos XX e XXI

Autores

  • Taísa Vieira Sena Doutoranda em Comunicação e Semiótica - PUC-SP
  • Kathia Castilho Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x04072011046

Palavras-chave:

moda, masculinidade, consumo

Resumo

A sociedade moderna é terreno fértil à condição de indivíduo-consumidor. Portanto, vivemos em um novo mundo organizado em torno de imagens, que transformam radicalmente nossas experiências de vida, cria novas identidades e múltiplas formas de ação do indivíduo, permitindo-lhe agir como ator social. Este artigo levanta algumas possibilidades de diálogos entre Moda e masculinidades, suas interferências nos movimentos sociais e históricos. Trata também de suas modificações mediadas pelo consumo, que transforma os valores estéticos e simbólicos dentro de um sistema de hierarquização social e construção do eu.

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Publicado

2011-01-01

Como Citar

SENA, Taísa Vieira; CASTILHO, Kathia. Moda e masculinidade: breves apontamentos sobre o homem dos séculos XX e XXI. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 4, n. 7, p. 46–56, 2011. DOI: 10.5965/1982615x04072011046. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7911. Acesso em: 28 mar. 2024.

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