Tendências, marcas e consumo de moda: a eterna recriação de si

Autores

  • Amanda Queiroz Campos Universidade Federal de Santa Catarina (UFESC), Florianópolis, SC
  • Richard Perassi Luiz de Sousa Universidade Federal de Santa Catarina (UFESC), Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x04082011010

Palavras-chave:

tendências, comunicação, marcas

Resumo

Além dos atributos identificáveis nos símbolos gráficos, a criação e a gestão de uma marca requerem o desenvolvimento de afetos e ideias positivas, nos diversos pontos de contato entre o público consumidor e as expressões relacionadas à marca. A gestão de marca baseada na inovação em empresas que se identificam por seu caráter ousado possibilita seu bom posicionamento no mercado, devido a estratégias arguciosas de gestão de marca e de criação do novo. A pesquisa de tendências que enfoca as transformações consiste em mapear, descobrir e conhecer o coletivo e, a partir disso, traçar planos de ação e inovação para o futuro. No mundo comercial da moda essa antecipação é proposta em cores, formas e texturas, entre outras qualidades perceptíveis, que distinguem a inovação. A continuidade da marca de moda também depende dessa antecipação percebida em seus produtos de utilização e de comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AAKER, David A. Como Construir Marcas Líderes. São Paulo: Futura, 2000.

ALMEIDA, Maria Conceição de. Complexidade, do casulo à borboleta. In: MORIN, Edgar et al. Ensaios de Complexidade. 4ª ed. Porto Alegre, Sulina, 2006. pp. 21 – 41.

ARDUINI, Juvenal. Antropología: atreverse a recrear la humanidad. Buenos Aires: San Pablo, 2006.

BACK, Suzana. Pesquisa de Tendências – um modelo de referência para pesquisa prospectiva. 2008. 138f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UFSC, Florianópolis.

BRASIL. Lei nº 11.196, de 21 de novembro de 2005. Dispõe sobre incentivos fiscais para a inovação tecnológica. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11196.htm>. Acesso em: 19 de junho de 2011 às 19:26 hs.

BEDBURRY, Scott. O Novo Mundo das Marcas: 8 princípios para a sua marca conquistar a liderança. Rio de Janeiro: Campos, 2002.

CALDAS, Dário.. Evoluções recentes na imagem da moda no Brasil. In: CASTILHO, Kathia; OLIVEIRA, Ana Claudia (org). Corpo e Moda: por uma compreensão do contemporâneo. Barueri – SP: Estação das letras e Cores Editora, 2008. pp. 231 – 237.

CAMPOS, Amanda Queiróz. Prognósticos do porvir: Desenvolvimento de metodologia conceitual para pesquisa prospectiva. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Moda com Habilitação em Estilismo) – Programa de Graduação em Moda, UDESC, Florianópolis.

DE MASI, Domênico. O ócio criativo. 5.ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2000.

LOCKS, E. B. D.; Martignago, G.; Evangelista, S.; Palumbo, S.; Serra, F. A. R. DELPHI: O Futuro da Moda de Santa Catarina – Previsões entre 2008 e 2012. Disponível e,: <http://www.globadvantage.ipleiria.pt/wp-content/

MARTINS, José Roberto. A Natureza Emocional da Marca. São Paulo: Negócio Editora,1999.

MIRANDA, Ana Paula de. Consumo de moda: a relação pessoa-objeto. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2008.

MORACE, Francesco (org). Consumo autoral: as gerações como empresas criativas; tradução: Kathia Castilho. São Paulo: Estação das Letras e Cores Editora, 2009

MOZOTA, Brigitte Borja de. Gestão do Design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011.

REZENDE, F.; TAFNER, P. Brasil: o estado de uma nação – 2005. Brasília: IPEA, 2005.

PRECIOSA, Rosane. Produção Estética: Notas sobre Roupas, Sujeitos e Modos de Vida. São Paulo: Ed. Anhembi Morumbi, 2005.

SANT‟ANNA, Denize Bernuzzi. Consumir é ser feliz. In: OLIVEIRA, Ana Cláudia de; CASTILHO, Kathia (org). Corpo e Moda: por uma compreensão do contemporâneo. pp.57-66.

SANT'ANNA, Mara Rúbia (org.). Moda em Santa Catarina: história crítica e perspectivas. Série Modapalavra. Vol. 5.Florianópolis/Barueri/SP: UDESC/Estação das Letras, 2009.

SEXE, Nestor. Casos de comunicacíon y cosas de diseño. Buenos Aires: Padiós, 2007.

TOFFLER, Alvin; TÁVORA, João. A terceira onda. 12 ed. Record, 1980.

TRAUER, Eduardo. Concepção de Feiras Virtuais como Marketing Interativo. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas. Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Florianópolis, SC: 1998.

WEINER, Jonathan. Introdução. In: GRIFFITHS, Sian (org). Previsões: 30 grandes pensadores investigam o futuro. Tradução Ryta Vinagre. Rio de Janeiro: Record, 2001. pp. 13 -27.

Downloads

Publicado

2011-07-01

Como Citar

CAMPOS, Amanda Queiroz; DE SOUSA, Richard Perassi Luiz. Tendências, marcas e consumo de moda: a eterna recriação de si. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 4, n. 8, 2011. DOI: 10.5965/1982615x04082011010. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7891. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos