Ateliê e educação a distância: uma ação completar ao ensino superior presencial de moda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x02042009126

Palavras-chave:

ensino superior de moda, videoaula, Moodle

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de uma videoaula experimental criada para inclusão em AVEA – Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem para o ensino superior de Moda como complemento às aulas presenciais da disciplina de Ateliê Experimental de Confecção do curso de bacharelado em Moda – habilitação em Design de Moda do CEART/UDESC. Apresenta as conceituações e caracterização da Educação a Distância além de um sistema para gerenciamento de cursos – o Moodle6, bem como a atividade do infodesign no processo de criação da videoaula. Como tema da videoaula, escolheu-se a apresentação da confecção da camisa masculina. A videoaula foi desenvolvida com base na metodologia proposta por Ligia C. Girao.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BONSIEPE, Gui Design: do material ao digital. Florianópolis: FIESC/IEL, 1997.

BUGAY, Edson L.; ULBRICHT, Vânia R. Hipermídia. Florianópolis: Visual Books, 2000

CATELLANI, Regina M. Moda Ilustrada de A a Z. Barueri: Manole, 2003.

CHATAIGNIER, Gilda. Fio a fio: tecidos, moda e linguagem. São Paulo: Estação das Letras, 2006.

FOLHA WEBSTERíS. Novo dicionário inglês-português, português-inglês. São Paulo: Publifolha, 1997.

GIRAO, Ligia C. Processos de produção de vídeos educativos. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth B. de; MORAN, José M. (Org). Integração das tecnologias na educação: salto para o futuro. Brasília: MEC, 2005. p. 112-116.

HARASIM, Linda M. et al. Redes de aprendizagem: um guia para ensino e aprendizagem on-line. São Paulo: SENAC, 2005.

KENSKI, Vani Moreira. EAD e a formação de professores: entre o discurso legal e a prática institucional. In: Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, 23 / Congresso Luso-brasileiro de Política e Administração da Educação, 5 / Colóquio Ibero-Americano de Política e Administração de Educação, 1, 2007, Porto Alegre.

LOLLINI, Paolo. Didática e computador, quando e como a informática na escola. São Paulo, Loyola: 1991.

MORAN, José M.; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2004 PEREIRA, Alice T. Cybis (Org.). AVA - Ambientes Virtuais de Aprendizagem em Diferentes Contextos. Rio de janeiro: Ciência Moderna 2007.

PEZZOLO, Dinah B. Tecidos História, tramas, tipos e usos. São Paulo: SENAC São Paulo, 2007.

SANCHEZ, Fábio. (Coord.) et al. Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância, 2007. São Paulo: Instituto Monitor, 2007.

SARTORI, Ademilde; ROESLER, Jucimara. Educação superior a distância: gestão da aprendizagem e da produção de materiais didáticos impressos e on-line. Tubarão: Ed. da Unisul, 2005.

ULBRICHT, Vania R. Modelagem de um ambiente hipermídia de construção do conhecimento em Geometria Descritiva. Florianópolis: UFSC, 1997. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina, 1997.

VARELLA, Leah, M. Ateliê e educação a distância: uma ação complementar no ensino superior de moda 2008. TCC (Trabalho de Conclusão de Curso em Moda) - Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis SC.

Páginas Eletrônicas

ABED - Associação Brasileira de Ensino a Distância (Página eletrônica). Disponível em <http://www2.abed.org.br/>. Acesso em outubro 2008.

ABRAEAD- Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância. (Página eletrônica). Disponível em <http://www.abraead.com.br/>. Acesso em outubro 2008.

Comunicações Orais. (Página eletrônica). Disponível em <http://www.isecure.com.br/anpae/446.pdf>. Acesso em: outubro 2008.

MEC/SEED - Ministério da Educação / Secretaria de Educação a Distância (Página eletrônica) Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seed/>. Acesso em outubro 2008.

MOODLE. (Página Eletrônica) Disponível em: <http://moodle.org/about/>, acessado em abril de 2009.

MORAN, José M. Homepage coordenada pelo Prof. Dr. José Manuel Moran. Disponível em <http://www.eca.usp.br/prof/moran/index.htm> Acesso em outubro 2008.

PULINO FILHO, Athail Rangel. Moodle: Um sistema de gerenciamento de cursos. [Brasília], 2005. (Página eletrônica). Disponível em <http://www.moodle.ufu.br/livro_moodle.pdf>. Acess em: outubro 2008.

PULINO FILHO. Introdução ao Moodle: Ambiente de Aprendizagem - Módulo 1. Brasília: [s. n.], 2004. (Página eletrônica). Disponível em: . Acesso em: outubro 2008.

Downloads

Publicado

2009-07-01

Como Citar

LOPES, Luciana Dornbusch; VARELLA, Leah; GONÇALVES, Marília Matos; GONÇALVES, Eliana; CARIONI, Carolina. Ateliê e educação a distância: uma ação completar ao ensino superior presencial de moda. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 2, n. 4, 2009. DOI: 10.5965/1982615x02042009126. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7696. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios