A formação e o trabalho dos modelistas nas empresas do vestuário do Estado de Santa Catarina

Autores

  • Icléia Silveira Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC
  • Silva Giorgio Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC
  • Bianca Valente Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x02042009004

Palavras-chave:

Vestuário, Modelista, Formação, Produção

Resumo

A pesquisa aborda os conhecimentos necessários para a formação profissional do modelista do vestuário, bem como dos setores produtivos com os quais seu trabalho está vinculado. Busca-se caracterizar suas funções básicas e habilidades necessárias para a qualidade da modelagem. Neste sentido, a pesquisa propõe identificar a formação e o perfil dos modelistas que atuam nas empresas do vestuário em Santa Catarina, bem como o uso do sistema como ferramenta de trabalho. Os procedimentos metodológicos alicerçam-se na proposta do método quantitativo, com abordagem exploratória e descritiva, a ser realizada através de uma pesquisa de campo. Pretende-se com os dados obtidos apresentar indicadores que irão contribuir para serem elaboradas ações que permitam contribuir para a complementação da capacitação do modelista e a valorização do seu trabalho por parte das empresas do vestuário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, Mário. Tecnologia do Vestu·rio. Lisboa: FundaÁ„o Calouste Gulbenkian, 1986.

CASTELLTORT, X. CAD/CAM: Metodologia e Aplicações Práticas. São Paulo: McGraw- Hill, 1988.

GOULART FILHO, Alcides; JENOVEVA NETO, Roseli. A Indústria do Vestuário: Economia. Estética e Tecnologia. Florianópolis: Letras Contempor‚neas, 1997.

MATTOS, J.H.V.Gerenciamento de Projetos com CAD. 43 ed. Rio de Janeiro: Microequipo Computação Gráfica, 1991.

ROMEIRO FILHO, Eduardo. CAD na indústria: implantação & gerenciamento. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.

SILVEIRA, Icléia. Gestão da produção e sua relação com a estratégia Competitiva. In.: Modapalavra. Florianópolis: UDESC, 2002a, v.1, p. 26-39.

_______________. Implantação da tecnologia CAD na Indústria do Vestuário - um estudo de caso. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina - Centro Tecnológico, Santa Catarina, 2003.

VOISINET, D. D. CAD, Projeto e Desenho Auxiliado por Computador: Introdução, Conceitos e Aplicações. Tradução por Ricardo e Roberto Bertini Renzetti. São Paulo: McGraw-Hill, 1988, 450 p. ww.turismoemsantacatarina.com.br/mapa/mapa_regiıes_sc.gip

www.fiescnet.com.br/guiawebsc)consultas.htm

Downloads

Publicado

2009-07-01

Como Citar

SILVEIRA, Icléia; GIORGIO, Silva; VALENTE, Bianca. A formação e o trabalho dos modelistas nas empresas do vestuário do Estado de Santa Catarina. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 2, n. 4, 2009. DOI: 10.5965/1982615x02042009004. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7686. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>