O Varejo de Moda e a Criação de Valor com Produtos Sustentáveis: um estudo de casos múltiplos

Autores

  • Eleonora Alves Baptista Universidade Veiga de Almeida image/svg+xml
  • Edson josé Dalto IBMEC_RJ

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x09182016305

Palavras-chave:

moda, fast fashion, criação de valor, produtos sustentáveis

Resumo

Esse estudo objetiva compreender como o desenvolvimento de produtos sustentáveis em empresas brasileiras de confecção e varejo de moda podem criar valor para as próprias empresas, para a sociedade e para o meio ambiente. A pesquisa coletou informações primárias de quatro empresas fluminenses, com observação direta e entrevistas com diretores das firmas, e dados secundários, por meio de relatórios setoriais e outros documentos. Este estudo de casos múltiplos foca em três dimensões gerais de pesquisa - gestão socioambiental, criação de valor e desenvolvimento de produtos em empresas de fast fashion -, codificadas em sete categorias que, ao serem analisadas em síntese cruzada de dados, elucidam as seguintes conclusões: (1) as firmas não possuem visão integrada dos domínios econômico, ético e legal; (2) as empresas não acreditam que o mercado consumidor de moda valorize praticas socioambientais e, assim, não se motivam a investir em práticas e produtos. (3) a cadeia produtiva fragmentada dificulta o controle de atividades e aparece como um dos principais entraves para o desenvolvimento de produtos sustentáveis; (4) o acesso a informações sobre melhores práticas socioambientais e incentivo fiscal são importantes mecanismos indutores para alavancar o desenvolvimento de produtos sustentáveis; (5) o desenvolvimento de capacidades estratégicas na área de prevenção de poluição, manejo de produtos e tecnologia limpa criam valor para a cadeia produtiva. 

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Biografia do Autor

Eleonora Alves Baptista, Universidade Veiga de Almeida

Mestre em Administração, leciona na Escola de Design da Universidade Veiga de Almeida. Atua na área de Desenvolvimento de Produto Moda guiada pelas diretrizes da Sustentabilidade Ambiental e Responsabilidade Social.

Edson josé Dalto, IBMEC_RJ

Doutor  em Administração de Empresas, é Engenheiro no BNDES e professor em tempo parcial nas Faculdades Ibmec/RJ.

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Publicado

2016-07-01

Como Citar

BAPTISTA, Eleonora Alves; DALTO, Edson josé. O Varejo de Moda e a Criação de Valor com Produtos Sustentáveis: um estudo de casos múltiplos. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 9, n. 18, p. 305–334, 2016. DOI: 10.5965/1982615x09182016305. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/6859. Acesso em: 28 mar. 2024.