A percepção do design como posicionamento no segmento de moda

Cristine Einsfeldt, Vera Denise Muller

Resumo


A sociedade de consumo tem evoluído através de transformações no mercado da moda e com isso, inovação e diferenciação tornam-se fatores determinantes às organizações. O design pode ser um grande aliado das empresas nesse contexto. O presente artigo busca avaliar a percepção de especialistas sobre o posicionamento estratégico por meio do design e para isso foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa junto a profissionais atuantes nas áreas de design, marketing e moda. O resultado obtido demonstrou o caráter estratégico do design integrado ao marketing em níveis gerenciais, como meio de obtenção de vantagens competitivas e auxiliar importante na elaboração de estratégias de segmentação e posicionamento. O design pode promover diversos benefícios às empresas e, sobretudo, favorece a compreensão de necessidades, desejos e demandas futuras do mercado de moda, o que pode ser essencial no relacionamento entre empresas e clientes, desenvolvido pelo marketing.

Palavras-chave: Marketing estratégico. Design estratégico. Moda.


Texto completo:

PDF


Direitos autorais Cristine Einsfeldt, Vera Denise Muller

Licença Creative Commons

      http://www.revistas.udesc.br/public/site/images/rocha1/ceart1.png