Design de Malhas Multifuncionais para Utililização em Vestuário Desportivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x09172016195

Palavras-chave:

vestuario desportivo, multifuncionalidade, design

Resumo

Durante a realização de atividades físicas, o esforço realizado pelo corpo humano faz libertar suor e provoca cansaço, fatores que, combinados com outros, afetam diretamente o desempenho. A ciência e a tecnologia, a serviço da sociedade, têm desenvolvido e apresentado produtos para a área desportiva com as mais variadas características e propriedades, obtidas a partir da transdisciplinaridade entre as várias áreas do conhecimento, com vista à maximização do rendimento dos atletas. O vestuário assume particular importância neste domínio, onde fatores como peso, transferência de calor/umidade e estrutura podem alterar a sua performance. Nesta perspectiva, o objetivo principal deste trabalho é apresentar resultado da otimização do design total de peças de vestuário desportivo, prevendo a sua aplicação ao desenvolvimento de uma T-shirt multifuncional para jogadores de futebol profissional. Experimentos realizados permitiram identificar estruturas e propriedades que podem ser aplicadas em determinadas zonas de contato da T-shirt com o corpo do atleta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Araguacy Paixão Almeida Filgueiras, Universidade Federal do Ceará

Professora Adjunto e Coordenadora do Curso de Bacharelado em Design-Moda / UFC. Doutora em Engenharia Têxtil pela Universidade do Minho-PT, área de conhecimento Gestão e Design, com a Tese Optimização do design total de malhas multifuncionais para utilização em vestuário desportivo, Projeto apoiado pelo Programa Alban  e contemplado pelo Programa ID&T-PT. Mestre em Economia Rural (UFC), com a tese Aspectos socioeconômicos do artesanato em comunidades rurais no Ceará – o bordado de Itapajé-Ce. Especialista em Engenharia Têxtil (UFC), com a monografia Fibras têxteis: uma abordagem de proteção. Graduada em Economia Doméstica (UFC). Coordenadora do Grupo de estudos em ergonomia, modelagem e materiais (GEEMM), dos Projetos Fundamentos de design para artesãos, Artesanato competitivo, Estratégias de valorização do curso de Design-Moda perante os estudantes e o mercado, Estratégias de combate à evasão do estudante de Design-Moda. Professora colaboradora do CNPq no Projeto de Pesquisa e Extensão Monitoramento e Avaliação dos Territórios Rurais Cearenses - área de concentração: confecção e artesanato.

Maria do Socorro de Araújo, Universidade Federal do Ceará

Professora Assistente na Universidade Federal do Ceará-UFC. Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Economia Doméstica pela Universidade Federal do Ceará (2001-2003), Especialização e Mestrado em Design e Marketing do Vestuário - University of Minho (2008-2009). Atuou como professora da Universidade Federal do Piauí - UFPI do Curso de Moda, Design e Estilismo (2011-2013). Foi docente do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC Departamento Regional do Ceará, no qual ministrou disciplinas de modelagens e elaborou materiais didáticos (1993-1996). Foi professora substituta do curso de Economia Doméstica e Estilismo e Moda Universidade Federal do Ceará – UFC (2002-2004). Atuou como docente de curso técnico, consultora de qualidade e desenvolvimento de modelagens para empresas de confecção do setor de CAD, orientadora pedagógica e auditora interna de qualidade do Serviço Nacional da Aprendizagem Industrial – SENAI Ana Amélia Bezerra de Menezes – CE (2004-2011).

Referências

ACCIOLLY, A. Marcas de valor no mercado brasileiro. Editora Senac: São Paulo, 2000.

ALMEIDA, B. S. de; NUNES, R. J. S.; VLASTUIN, J.Existe marketing esportivo olímpico no Brasil? Considerações sobre as inter-relações COB e Governo Federal no contexto brasileiro. In: 1º ENCONTRO DA ALESDE Esporte na América Latina: atualidade e perspectivas.Curitiba-Paraná-Brasil: Universidade Federaldo Paraná, 2008.

ARAÚJO, M. S. de. Design de vestuário para desportistas deficientes motores[Dissertação de mestrado]. Guimarães, Portugal: Universidade do Minho. 2009.

ARAÚJO, M. S. de. Design de vestuário adaptado a jogadores de basquetebol deficientes motores: aspectos beneficentes da satisfação de necessidades especiais. In: XV ENCONTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DO NORTE E NORDESTE e PRÉ-ALAS BRASIL. ANAIS: Grupo de Trabalho: [GT 2:CiênciasSociais e Esporte: conjugando abordagens e perspectivas em um campo de pesquisa plural e interdisciplinar].UFPI: Teresina-PI, 2012.

AZEVÊDO, P. H.O esporte como negócio: uma visão sobre a gestão do esporte nos dias atuais. In:Estudos. Goiânia, v. 36, n. 9/10, p. 929-939, set./out. 2009.

BARNARD, M. Moda e comunicação. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.

BOURG, J. F.; GOUGUET, J.J. Economia do esporte. Trad. Maria Leonor Loureiro. Bauru, SP: Edusc, 2005.

BROEGA, A. C.; SILVA, Maria E.O conforto total do vestuário:design para os cinco sentidos.Actas de Diseño, nº 9, Ano 5, Julho 2101. Palermo, Argentina, p. 59-61.

CUNHA. J. Ciência do conforto.Guimarães: Universidade do Minho. 2006.

CASTELLANI FILHO, L. MEGAEVENTOS ESPORTIVOS NO BRASIL: de expressão da política esportiva brasileira para a da concepção neodesenvolvimentista de planejamento urbano In: Motrivivênciav. 26, n. 42, p. 98-114, junho/2014.

FILGUEIRAS, A. P. A. Optimização do design total de malhas multifuncionais para utilização em vestuário desportivo. [Tese de Doutorado].Guimarães, Portugal: Universidade do Minho, 2008

FILGUEIRAS, A. P. A.; FANGUEIRO, R.; RAPHAELLI, N. A importância de fibras e fios no design de têxteis destinados à prática desportiva. In: Estudos em Design 15.1.Rev. da Associação Estudos em Design PUC-Rio, 2008.

HALL, JE e GUYTON, A. Tratado de fisiologia médica. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2002, pp. 1167-1179.

HELAL, R.; GORDON, C.. Futebol: mitos e representações do Brasil. In: VILLAÇA, N. e GÓÉR, F. (Eds.) Nas fronteiras do contemporâneo:território, identidade, arte, moda, corpo e mídia. Rio de Janeiro: Mauad, 2001.

KASZNAR, I. Projeções da conta satélite do produto interno bruto esportivo –Proxy -PIB, Renda per capita, Crescimento e Impostos. In: Eletro Revista -Revista Cientifica e Tecnológica: IBCI –Institutional Business Consultoria Internacional. Mês: Julho –n. 64. 2013.

KOTLER, P. & BES, F.T. de. Marketing lateral. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2004.

KOTLER, P. Administração de marketing.12ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2005.

LI, Y. The objective assessment of comfort of knitted sportswear in relation to psychophysiological sensory studies. Leeds: The University of Leeds, PhD Thesis. IN: Y. Li. 1999.Science of clothing comfort. Textile Progress, 1998.

MELO, V. A. de; RESENDE, F.; PALMA, A. ASSIS, M.. A carne mais barata do mercado é a carne negra uma reflexão sobre o “design” das camisas da puma na copa do mundo de futebol/2010. In:Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, v.25, n.2, p.313-322, abr./jun. 2011.

PAULICO, F. A. A. Marketing desportivo no pódio. In:Gestin: Instituto Politécnico de Castelo Branco-PT. Escola Superior de gestão, Ano VII-n. 7 p.113-121, dez. 2008.

PIRES, D. B. (Org.). Design de moda:olhares diversos. São Paulo: Estação das Letras, 2008.

RODRIGUES, F. X. F. et al. Análise sobre os legados da Copa do Mundo FIFA 2014 em Cuiabá/MT. In: PercursoAcadêmico, Belo Horizonte, v. , n.8, jul./dez. 2014.

SÁ, C. & SÁ, D. Marketing para desporto: um jogo empresarial.Edições IPAM: Porto. 2002.

SHISHOO, R. Textiles in sport.New York: Woodhead Publishing Textiles, 2005, p. 1-11.

SLATER, K. The assessment of comfort. In:The Journal of the Textile Institute. 1986. vol. 77, nº 3.

SLATER, K. Subjective textile testing. In:The Journal of the Textile Institute. 1997. vol 88 Part 1, nº 2.

SOUZA, J. M. Design de malhas multifuncionais para aplicação técnicas.[Tese de mestrado]Guimarães, Portugal: Universidade do Minho.2008.

Downloads

Publicado

2016-01-01

Como Citar

FILGUEIRAS, Araguacy Paixão Almeida; ARAÚJO, Maria do Socorro de. Design de Malhas Multifuncionais para Utililização em Vestuário Desportivo. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 9, n. 17, p. 195–221, 2016. DOI: 10.5965/1982615x09172016195. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/1982615x09172016195. Acesso em: 28 mar. 2024.