Consumidores, Designers e Gestores: aplicação do modelo da cadeia meios-fim para o desenvolvimento de produtos de moda-vestuário

Autores

  • Maria Alice Vasconcelos Rocha Federal Rural University of Pernambuco image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x09172016048

Palavras-chave:

gestão do design, metodos de pesquisa, roupa

Resumo

O objetivo deste estudo foi testar uma ferramenta metodológica apta a dar suporte à tomada de decisão de equipes de desenvolvimento de produtos. A abordagem considerou três principais interessados: Consumidores, Designers e Empresas. Análises qualitativas e quantitativas foram realizadas, tendo como base dados primários coletados no Reino Unido, Brasil e China. O  modelo da Cadeia Meios-Fim de Gutman (1982), composto por Atributos, Benefícios e Valores foi utilizado. Os resultados demonstraram que Designers e Empresas estão distantes de atingir uma sinergia com Consumidores. O modelo utilizado demonstrou efetividade no processo de tomada de decisão em design de moda-vestuário.

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Biografia do Autor

Maria Alice Vasconcelos Rocha, Federal Rural University of Pernambuco

Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco (1989), qualificação em Estillismo de Moda pelo Senai CETIQT-RJ (1992), especialização em Comunicação de Moda pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (1999) e doutorado em Design de Moda - PhD in Fashion Design - University College for the Creative Arts / University of Kent (2007). Atualmente é professora do Departamento de Ciências Domésticas da Universidade Federal Rural de Pernambuco, onde também atua como supervisora da área de Arte, Habitação e Vestuário. É membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social da Universidade Federal Rural de Pernambuco e do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Desenho Industrial e Economia Doméstica, com ênfase em Design de Moda, Design Têxtil e Design de Vestuário, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento, consumo, desenvolvimento de produto, tecnologia, gestão e estratégia.

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Publicado

2016-01-01

Como Citar

ROCHA, Maria Alice Vasconcelos. Consumidores, Designers e Gestores: aplicação do modelo da cadeia meios-fim para o desenvolvimento de produtos de moda-vestuário. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 9, n. 17, p. 048–066, 2016. DOI: 10.5965/1982615x09172016048. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/1982615x09172016048. Acesso em: 28 mar. 2024.

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