Rupturas do Vestir: Uma Análise de “Vestido Nuevo” e a Formação da Identidade de Gênero na Infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x12252019061

Palavras-chave:

moda, gênero, vestido nuevo

Resumo

A partir da perspectiva da moda e do cinema como manifestações culturais e suas relações possíveis com os estudos de gênero, busca-se problematizar as questões que circundam as rupturas dos modos de vestir, em relação aos gêneros, estabelecidos culturalmente na sociedade ocidental contemporânea. Nosso olhar se volta para a infância, período no qual se constitui a identidade de gênero do sujeito, sua apreensão de mundo e o seu lugar nesse espaço de socialização. Com tal enfoque, analisa-se a roupa enquanto linguagem, e como sua utilização pode estar atrelada na busca por afirmação e reconhecimento da identidade de gênero. De igual forma, o cinema representa práticas sociais que expressam, dialogam ou contestam discursos por meio das telas. Neste artigo analisaremos o curta-metragem espanhol “Vestido Nuevo” (2007), que trata as questões de gênero no contexto escolar. Com isso, objetiva-se compreender e refletir como a escolha das vestimentas provocam choques e antagonismos sociais.

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Biografia do Autor

Marianna Ribeiro Pires, Universidade Feevale

Graduada em Moda pela Universidade Feevale (2011), Especialista em Modelagem do Vestuário (2016) e Mestranda em Processos e Manifestações Culturais, (bolsista CAPES), pela mesma instituição, no qual estuda moda e gênero, com enfoque na infância.

Possui publicações na área da moda, no qual estudou as relações entre moda e música, e os estudos de gênero com a moda bebê.

É Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, Campus Ibirama, atuando nas disciplinas de Tecnologia da Costura, Técnicas de Montagem, Prototipia, Tecnologia Têxtil, Beneficiamento Têxtil, Gestão da Qualidade, Tempos e Métodos e Higiene e Segurança do Trabalho.

Claudia Schemes, Universidade Feevale

Doutora em História (PUCRS), Mestre em História (USP), Graduada em História (Unisinos/RS). Professora dos cursos de História e Moda e do Programa de Pós Graduação Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS).

Possui publicações nas áreas de Moda, Gênero, Envelhecimento, Infância entre outras,

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Publicado

2019-07-01

Como Citar

PIRES, Marianna Ribeiro; SCHEMES, Claudia. Rupturas do Vestir: Uma Análise de “Vestido Nuevo” e a Formação da Identidade de Gênero na Infância. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 12, n. 25, p. 61–100, 2019. DOI: 10.5965/1982615x12252019061. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/14259. Acesso em: 29 mar. 2024.