A Pesquisa de Tendências e a Gestão de Marcas de Moda na Sociedade de Hiperconsumo Moderna

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x11222018175

Palavras-chave:

branding, sociedade moderna, tendências, moda

Resumo

A sociedade moderna caracteriza-se pela generalização da moda, que é a valorização do novo. Marcas de moda, portanto, são aquelas cujos produtos renovam-se ciclicamente, apresentando modificações constantemente. Em que sentido essas mudanças tendem a ocorrer é o que buscam prever as pesquisas de tendências, realizadas de maneira profissional pelos bureaux de estilo. A sociedade contemporânea é marcada também pelo hiperconsumo, em que os indivíduos adquirem muito mais que a funcionalidade dos produtos: eles buscam experenciar sensações, sentimentos, compartilhar valores, estilos de vida e personalidades. Nesse sentido, as marcas atribuem muito mais que uma assinatura aos produtos, mas sua gestão, ou branding, visa associar a seus nomes uma série de atributos intangíveis com os quais se identifique um grupo de consumidores. O objetivo deste estudo, nesse cenário, é descrever e analisar as relações entre a moda, o hiperconsumo, a gestão de marcas e a pesquisa de tendências na sociedade moderna. 

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Biografia do Autor

Patricia Ceccato, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel em Moda com habiltação em estilismo pela Universidade do Estado de Santa Catarina e Mestre em Design e expressão gráfica pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Luiz Salomão Ribas Gomez, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2018-07-01

Como Citar

CECCATO, Patricia; GOMEZ, Luiz Salomão Ribas. A Pesquisa de Tendências e a Gestão de Marcas de Moda na Sociedade de Hiperconsumo Moderna. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 11, n. 22, p. 175–239, 2018. DOI: 10.5965/1982615x11222018175. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/11252. Acesso em: 28 mar. 2024.