Design de Superfície: proposição de método de ensino a partir de valores culturais brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x11212018097

Palavras-chave:

ensino do design, metodologia de projeto, design de superfície

Resumo

O artigo trata da proposição de um método para o ensino do design, voltado para a criação de projetos de design de superfície, a partir da transposição de elementos e valores culturais presentes na identidade do território brasileiro. A apresentação dos resultados da experimentação com o método proposto evidencia a possibilidade de ampliação de ferramentas metodológicas para o desenvolvimento de projetos de design de superfície, com a consequente possibilidade de valorização de uma determinada cultura. Torna-se válida, dessa maneira, a proposição de união entre técnicas manuais e digitais aplicadas no processo criativo, embasadas em pesquisas de imersão e levantamento de informações a respeito de determinado objeto de estudo. Verificou-se que esse processo amplia a capacidade de aprendizado dos alunos, além de ampliar a percepção acerca dos valores culturais aliados a um território.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iara Aguiar Mol, Minas Gerais State University

Doutoranda e Mestre em Design pelo Programa de Pós-Graduação em "Design, Inovação e Sustentabilidade"; da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. Graduada em Programação Visual [UEMG, 2006], com especialização em Gestão do Design nas Micro e Pequenas Empresas [UEMG, 2009]. Premiada em 2007, no I Prêmio Minas Design em 1º lugar com o projeto "Ladrilhos do Brasil". Teve projetos selecionados para as IX e X Bienal Brasileira de Design Gráfico. Premiada em 2012, no III Prêmio Sebrae Minas Design com o projeto "Cobogós do Cerrado". É professora designada na Escola de Design da UEMG desde 2010, ministrando as disciplinas Expressão Gráfica - Design de Superfície e Projeto de Graduação. Orientadora no Laboratório de Design Gráfico. Sócia diretora da AIM Consultoria e Design, desenvolve projetos de identidade visual e branding, editorial, embalagens e superfície.

Sebastiana Luiza Bragança Lana, Minas Gerais State University

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977), PhD em Engineering Materials - University of Sheffield (1994) e doutorado(1997) e pós doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenadora Executiva do Programa de pós graduação em Engenharia de Materiais-REDEMAT. Membro do Corpo Docente permanente do PPGD da UEMG e suplente no Conselho departamental da Escola de Design da UEMG- Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais, Membro do colegiado fundador, professor da REDEMAT: Consórcio entre as instituições UFOP/UEMG/CETEC; Integra o Núcleo de Estudos, Teoria, Pesquisa e Cultura em Design da UEMG e o DIT- Núcleo de Pesquisa em Design Inovação e Tecnologia.

Referências

FREITAS, Renata Oliveira Teixeira de. Design de superfície: ações comunicacionais táteis nos processos de criação. São Paulo: Blucher, 2011.

KRUCKEN, Lia. Design e Território: valorização de identidades e produtos locais. São Paulo: Studio Nobel, 2009.

MCCRACKEN, Grant. Cultura e consumo: uma explicação teórica da estrutura e do movimento do significado cultural dos bens de consumo. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 47, n. 1, p. 99-115, jan.-mar. 2007.

MORAES, Dijon De. Análise do design brasileiro: entre mimese e mestiçagem. São Paulo, Edgard Blücher, 2006.

NIEMEYER, Lucy. Elementos de semiótica aplicados ao Design. Rio de Janeiro: 2AB, 2010.

RÜTHSCHILLING, Evelise Anicet. Design de superfície. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2008.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo. Razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2002.

SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa – Porto Alegre: Artes Medicas Sul, 2000.

SCHWARTZ, Ada Raquel Doederlein. Design de superfície: por uma visão projetual geométrica e tridimensional. Dissertação (Mestrado Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação) – Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2008.

SUDJIC, Deyan. A Linguagem das Coisas. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2010.

Downloads

Publicado

2018-01-01

Como Citar

MOL, Iara Aguiar; LANA, Sebastiana Luiza Bragança. Design de Superfície: proposição de método de ensino a partir de valores culturais brasileiros. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 11, n. 21, p. 097–115, 2018. DOI: 10.5965/1982615x11212018097. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/10369. Acesso em: 29 mar. 2024.