Chamada aberta: O Design de Moda em Processo: estratégias metodológicas (v.13 n.27)

PT


O Dossiê número 27 será destinado às reflexões sobre a gestão do processo de design de moda. A fim de contribuir para a crescente - e necessária - produção científica da área, dirigimos o foco aos estudos que examinam estratégias metodológicas para conduzir e facilitar o projeto de artefatos de moda na atualidade.

Diante da complexidade da realidade contemporânea, em que as demandas refletem um cenário de múltiplas variáveis, a concepção de artefatos para suprir tais demandas requer ações integradas, passíveis de redirecionamentos e apoiadas no intercâmbio de saberes. Nesse contexto, a grande contribuição do design é a abordagem holística e integradora, na qual está implícito um modo transversal de pensar. No entanto, para empregar essa abordagem e atingir propostas consistentes, é imprescindível dispor de meios para organizar informações, estabelecer objetivos, impulsionar possibilidades criativas e avaliar a coerência da trajetória percorrida.

Com efeito, muitos pesquisadores vêm se empenhando em construir bases teóricas e reflexões críticas sobre metodologias de design no campo da moda. Igualmente, cresce o número de estudos que propõem estratégias práticas para auxiliar a concepção de produtos de moda, oferecendo meios para integrar os equacionamentos tangíveis e intangíveis do projeto.

Cientes da relevância dessas investigações, o convidamos a colaborar, enviando trabalhos que explorem estratégias metodológicas (métodos, técnicas, ferramentas, diretrizes) para articular o pensamento projetual.  Serão bem-vindas tanto as contribuições para o âmbito corporativo-profissional quanto aquelas destinadas ao ambiente de ensino e aprendizagem.

Organizado por Maria Celeste de Fatima Sanchez (Nebrija) (UEL), Giovanni Maria Conti (Politecnico di Milano) e Julio van der Linden (UFRGS)


Submissão de artigos: até 31/maio/2019

Publicação: janeiro, 2020


Aceitaremos artigos em inglês, português e espanhol.



Formato e demais normas

Por favor consultar normas na página da revista: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/about/submissions#onlineSubmissions


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EN


The Dossier number 27 will be devoted to the reflections on the management of the fashion design process. In order to contribute to the growing - and necessary - scientific production of the area, we focus on studies that examine methodological strategies to drive and facilitate the design of fashion artifacts today.


Faced with the complexity of contemporary reality, where demands reflect a multi-variable scenario, the design of artifacts to meet such demands requires integrated actions that can be redirected and supported by the exchange of knowledge. In this context, the great contribution of design is the holistic and integrative approach, which implies a transversal way of thinking. However, to employ this approach and to achieve consistent proposals, it is essential to have the means to organize information, establish objectives, boost creative possibilities and evaluate the coherence of the trajectory covered.


In fact, many researchers have been working to build theoretical bases and critical reflections on design methodologies in the field of fashion. Likewise, there is a growing number of studies that propose practical strategies to aid the design of fashion products, offering means to integrate the tangible and intangible equations of the project.


Aware of the relevance of these investigations, we invite you to collaborate by submitting papers that explore methodological strategies (methods, techniques, tools, guidelines) to articulate project thinking. Both the contributions to the corporate-professional scope and those destined for the teaching and learning environment will be welcomed.


Organized by Maria Celeste de Fatima Sanchez (Nebrija) (UEL), Giovanni Maria Conti (Politecnico di Milano) and Julio van der Linden (UFRGS)


Submissions: until 31/may/2019

Publish: january, 2020


We accept articles in English, Portuguese and Spanish.


Template and other rules

Please consult the norms in the magazine page:

http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/about/submissions#onlineSubmissions


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ES


El Dossier número 27 será destinado a las reflexiones sobre la gestión del proceso de diseño de moda. A fin de contribuir a la creciente y necesaria producción científica del área, dirigimos el foco a los estudios que examinan estrategias metodológicas para conducir y facilitar el diseño de artefactos de moda en la actualidad.


Ante la complejidad de la realidad contemporánea, en que las demandas reflejan un escenario de múltiples variables, la concepción de artefactos para suplir tales demandas requiere acciones integradas, pasibles de redirecciones y apoyadas en el intercambio de saberes. En este contexto, la gran contribución del diseño es el enfoque holístico e integrador, en el que está implícito un modo transversal de pensar. Sin embargo, para emplear este enfoque y alcanzar propuestas consistentes, es imprescindible disponer de medios para organizar informaciones, establecer objetivos, impulsar posibilidades creativas y evaluar la coherencia de la trayectoria recorrida.


En efecto, muchos investigadores se empeñan en construir bases teóricas y reflexiones críticas sobre metodologías de diseño en el campo de la moda. Igualmente, crece el número de estudios que proponen estrategias prácticas para auxiliar la concepción de productos de moda, ofreciendo medios para integrar las ecuaciones tangibles e intangibles del proyecto.


En cuanto a la importancia de estas investigaciones, lo invitamos a colaborar, enviando trabajos que exploren estrategias metodológicas (métodos, técnicas, herramientas, directrices) para articular el pensamiento proyectual. Serán bienvenidas tanto las contribuciones al ámbito corporativo-profesional como aquellas destinadas al ambiente de enseñanza y aprendizaje.


Organizado por Maria Celeste de Fatima Sanchez (Nebrija) (UEL), Giovanni Maria Conti (Politecnico di Milano) y Julio van der Linden (UFRGS)


Envío de artículos: para 31/mayo/2019

Publicación: enero, 2020


Aceptaremos artículos en Inglés, Portugués y Español.



Template y demás normas

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http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/about/submissions#onlineSubmissions