A DINÂMICA INTERNA DE UM COLÉGIO BRASILEIRO DE ELITE, A PARTIR DAS MEMÓRIAS DE PEDRO NAVA <em> THE INTERNAL DYNAMICS OF A BRAZILIAN ELITE SCHOOL BASED ON THE MEMOIRS OF PEDRO NAVA </em>

Autores

  • Cleusa Aparecida Fogaça da Silva FURB-Universidade Regional de Blumenau
  • Rita de Cassia Marchi FURB-Universidade Regional de Blumenau

Resumo

Este artigo tem como escopo desvelar aspectos relevantes do mundo escolar brasileiro do início do século XX, por meio da análise dos volumes de memórias Baú de Ossos, Balão cativo e Chão de ferro, do autor Pedro Nava, bem como compreender, pela análise de obra literária, as relações sociais presentes no cotidiano escolar e entender o contexto escolar como meio de formação humana. Para compreender como era a escola nas obras em estudo, partiu-se dos seguintes pressupostos: o escritor é conduzido a agir como mediador das estruturas sociais que chegam à objetivação por meio do trabalho literário e a análise de uma obra permite tirar proveito das propriedades do discurso literário para introduzir, simultaneamente, uma socioanálise da literatura e do mundo social, no caso, o mundo escolar. A metodologia, de cunho qualitativo, caracterizou-se como pesquisa bibliográfica, com análise documental e com fontes testemunhais. Procurar compreender a dinâmica interna de um colégio brasileiro de elite, durante a primeira década do século XX, por meio da análise de uma obra literária é relevante em razão do caráter exemplar das obras em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleusa Aparecida Fogaça da Silva, FURB-Universidade Regional de Blumenau

Mestre em Educação, especilista em ensino da lingua portuguesa e literatura, graduada em letras. Professora do ensino médio.

Rita de Cassia Marchi, FURB-Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Sociologia Política, Mestre em Antropologia Social, professora do Mestrado em Educação da FURB e do departamento de Ciências Sociais e Filosofia.

Downloads

Publicado

2011-12-21

Como Citar

DA SILVA, Cleusa Aparecida Fogaça; MARCHI, Rita de Cassia. A DINÂMICA INTERNA DE UM COLÉGIO BRASILEIRO DE ELITE, A PARTIR DAS MEMÓRIAS DE PEDRO NAVA <em> THE INTERNAL DYNAMICS OF A BRAZILIAN ELITE SCHOOL BASED ON THE MEMOIRS OF PEDRO NAVA </em>. Revista Linhas, Florianópolis, v. 12, n. 2, p. 130–156, 2011. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2240. Acesso em: 29 mar. 2024.