LA INVESTIGACIÓN HISTÓRICA CON MANUALES ESCOLARES: ventajas y limitacionesA INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA COM MANUAIS ESCOLARES: vantagens e limitaçõesHISTORICAL RESEARCH WITH TEXTBOOKS: advantages and limitations

Ana Maria Badanelli

Resumo


A experiência adquirida com as diferentes atividades instrumentais de pesquisa que tem acumulado no Centro de Investigação MANES, desde a sua fundação em 1992 até o presente, permite-nos apresentar este trabalho. Pretendemos aqui tentar resumir o que são as contribuições do livro didático como a principal fonte de pesquisa para investigar a história interna da escola, e também abrir uma discussão sobre as limitações que essas fontes apresentam quando se trata de concretizar e definir quais foram as práticas educativas decorrentes da sua utilização em sala de aula. Propomos neste trabalho uma extensão do objeto de estudo que nos permite resolver a dissociação que ocorre entre o texto e o contexto escolar, entre a mensagem transmitida e a recepção da mesma.
Palavras-Chave: Manual escolar. Livros didáticos. Cultura escolar. Historia da educação.


Resumen

La experiencia adquirida con las distintas actividades instrumentales y de investigación que ha acumulado el Centro de Investigación MANES, desde su fundación en 1992 hasta la actualidad, nos permite presentar este trabajo. En él pretendemos resumir cuáles son las aportaciones del manual escolar como fuente primaria de investigación para indagar en la historia interna de la escuela, y también abrir una reflexión acerca de las limitaciones que estas fuentes poseen a la hora de concretar y definir cuáles fueron las prácticas educativas que surgieron de su uso en el aula. Proponemos en este trabajo una ampliación del objeto de estudio que nos permita solventar la disociación que se produce entre el texto y el contexto escolar, entre el mensaje emitido y la recepción del mismo.
Palabras-Clave: Manual escolar. Manualística. Cultura escolar. Historia de la educación.


Abstract

The experience acquired by the MANES Research Centre through its different instrumental and research activities since its foundation in 1992 until the present, allows us to present this paper. We aim to summarize the contribution of the school textbook as a primary research source in examining the internal history of the school and also to open up a debate on the limitations of such sources when discussing and defining school practices, in particular regarding their employment in the classroom. We propose a deeper study of the source which allows us to overcome the decoupling that takes place between the text and the school context and between the message delivered and its reception.
Keywords: School textbook. Manualistics. School culture. History of education.


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