AS MULHERES CAMPONESAS E O ROMPIMENTO COM A CULTURA SUBALTERNA <EM> PEASANT WOMEN AND A BREAK WITH THE SUBALTERN CULTURE </EM>

Autores

  • Isaura Isabel Conte Unijuí
  • Noeli Valentina Weschenfelder Unijuí

Resumo

este ensaio busca fazer uma abordagem sócio-histórico-cultural elucidando as mulheres camponesas, na tentativa de mostrar avanços em vista da superação da inferioridade construída e atribuída a elas historicamente na sociedade patriarcal. Para tanto, serão trazidos elementos desde o campo de reivindicação por políticas públicas à conquista de empoderamento e libertação, sendo ressaltado a importância da participação e da construção de Organizações de Mulheres. Os dados apresentados são oriundos de pesquisas bibliográficas além de elementos da inserção militante no Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) com aplicação de questionários a 70 militantes do MMC de vinte e quatro municípios de sete regiões do estado do Rio Grande do Sul. Neste sentido, serão evidenciadas as vozes das mulheres, as quais ressaltam desde o que foi e significou o início de uma das primeiras Organizações Populares de mulheres camponesas no RS até o sentido das lutas atuais, considerando a contribuição do feminismo. Os principais autores e autoras que referenciam as reflexões são: Muraro, Gebara, Bourdieu e o Movimento de Mulheres Camponesas. Ressalta-se, como parte dos resultados de pesquisa que, as mulheres camponesas militantes do MMC consideram importante e necessário continuar na luta em vista da superação das desigualdades sociais e culturais. Em Movimento constroem identidade coletiva e forjam novas formas de cultura, algo que se apresenta para ser discutido e considerado no campo da educação. Afirmam que os aprendizados na luta foram e são muitos, uma vez que isto compreende, especialmente, o rompimento com o espaço doméstico e privado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isaura Isabel Conte, Unijuí

pedagoga, mestranda em educação nas ciencias pela Unijuí

Noeli Valentina Weschenfelder, Unijuí

** Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. E-mail: noeli@unijui.edu.br.

Downloads

Publicado

2011-06-22

Como Citar

CONTE, Isaura Isabel; WESCHENFELDER, Noeli Valentina. AS MULHERES CAMPONESAS E O ROMPIMENTO COM A CULTURA SUBALTERNA <EM> PEASANT WOMEN AND A BREAK WITH THE SUBALTERN CULTURE </EM>. Revista Linhas, Florianópolis, v. 12, n. 1, p. 170–188, 2011. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2008. Acesso em: 19 abr. 2024.