O brinquedo e o brincar: apontamentos vigotskianos

Autores

  • Jarbas Dametto Universidade de Passo Fundo-RS
  • Adriana Bragagnolo Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723821452020363

Resumo

Este artigo busca explorar as concepções acerca do brinquedo e do ato de brincar presentes na obra de Vigotski, salientando o papel desta experiência no curso normal do desenvolvimento infantil. Para tal, discorre-se sobre alguns posicionamentos sobre o tema considerados equivocados pelo autor, mapeando os motivos de suas contestações, bem como se busca evidenciar a própria concepção vigotskiana do brincar, e suas implicações práticas no desenvolvimento psíquico. Por fim, comenta-se o paralelo, indicado pelo autor, entre o brincar, a criação e a linguagem infantil, enquanto experiências significativas no processo de internalização das funções mentais superiores, bem como as potencialidades do manejo pedagógico da atividade lúdica.

Palavras-chave: Brinquedos. Crianças - Desenvolvimento. Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934.

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Biografia do Autor

Jarbas Dametto, Universidade de Passo Fundo-RS

Psicólogo, Doutor em Educação. Professor da Faculdade de Educação e do Programa de pós-graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo.

Adriana Bragagnolo, Universidade de Passo Fundo

Pedagoga, doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo.

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Publicado

2020-05-04

Como Citar

DAMETTO, Jarbas; BRAGAGNOLO, Adriana. O brinquedo e o brincar: apontamentos vigotskianos. Revista Linhas, Florianópolis, v. 21, n. 45, p. 363–380, 2020. DOI: 10.5965/1984723821452020363. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723821452020363. Acesso em: 28 mar. 2024.